Lavando a bike em casa

Terra ou poeira? Lavando a bike em casa.

Lavar a bike em casa sem os equipamentos necessários não é pra qualquer um, pois para fazer um trabalho perfeito de desmontagem e lubrificação faltam equipamentos e ferramentas específicas, mas dá pra fazer um bom trabalho com produtos que você provavelmente já tem, como escova, sabão em pó, panos e até o desengordurante usado para limpar forno, e se você quer evitar encrenca com a mãe ou esposa, faça isso no quintal ou na garagem, escolhendo também uma roupa velha para usar, pois geralmente a bike sai limpa e a roupa suja. Nosso “banho de gato” na bike estava mais pra banho em cachorro grande, já que a bike estava bem suja!

IMG_Pedaleria_Limpando_a_Bike_em_Casa_01

Para limpar a bike sem ter que desmonta-la para repor a lubrificação, evite usar mangueira ou maquina de lavar de alta pressão.

Somos contra o uso de mangueira ou máquina de alta pressão pra lavar a bike, pois a sujeira acaba entrando nos rolamentos dos pedais, caixa de centro e de direção, alavancas de mudança e até nos conduites de freio e câmbio, e o que parecia uma solução acaba virando uma armadilha pois o desgaste prematuro dos componentes sairá mais caro do que levar a bike em oficinas especializadas para fazer essa lavagem de vez em quando. Comparado com a lavagem de um carro, lavar a bike é mais difícil pois ela tem muitos detalhes e cantinhos quase inacessíveis e pode custar de 120 a 200 Reais com a desmontagem e lubrificação dos componentes em uma oficina especializada.

Produtos para facilitar o trabalho

Para esta limpeza, utilizamos uma mistura a base de sabão em pó, pois pano seco iria riscar muito o quadro devido a quantidade de sujeira. Para casos mais leves você pode usar o spray anti-ferrugem para quase todas as partes, eles são a base de óleos minerais e solventes alifáticos, que tem propriedades desengraxantes, como o WD40 por exemplo, tomando cuidado para NÃO atingir os discos de freio e pastilhas, caso sua bike tenha esses componentes, e no caso dos freios V-brake, evite direcionar jatos na direção dos aros e sapatas freio, protegendo essas áreas com um pano.
O spray para limpar forno (desengordurante) pode ser usado para limpar a corrente, coroas e cassette, mas ele não é um desengraxante, sua ação é moderada e requer mais tempo para agir. Use luvas de proteção ao manipular esse produto.

img-Banho_de_Gato_na_Bike_Produtos

Spray anti-ferrugem, panos, escova e óleo para corrente são lagunas dos produtos utilizados para limpar a bike em casa.

img-Banho_de_Gato_na_Bike_Cassette

Pneus sujos e componentes da transmissão como o cassette, são os itens mais difíceis de limpar em uma bike.

Com um pouco de experiência você faz este trabalho em cerca de uma hora, mas quem precisa limpar uma bike urbana consegue concluir na metade do tempo, já que não terá que lidar com a lama. Ao finalizar o trabalho, não esqueça de lubrificar a corrente com produtos próprios para este uso, óleo para quem anda em condições úmidas (água, lama), ou teflon para condições secas ou com poeira, acompanhe todos os detalhes do processo neste vídeo exclusivo da Pedaleria.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter