Conheça os pedais.

Cada pé no seu pedal

Os pedais são componentes importantes responsáveis pela propulsão e equilíbrio dos ciclistas, mas nem sempre eles acompanham uma bicicleta nova. Muitos modelos de bicicletas Urbanas, Road e MTB são vendidos com os pedais, mas modelos acima da linha sport são vendidos sem esse componente e a explicação é simples: Os ciclistas que usam bicicletas para competição ou treino costumam andar com pedais de encaixe, o pedal clip, e cada um escolhe o modelo que melhor atenda suas necessidades, sejam eles peso, material, tamanho e facilidade para encaixar e soltar os pés, pois existem pedais com e sem regulagem da tensão das molas que facilitam seu funcionamento.

IMG_Pedaleria_Pedais_e_Sapatilhas_Road_e_MTB

Pedais e sapatilhas para Road e Mountain Bike.

IMG_Pedaleria_Taquinhos_para_Pedal_de_Encaixe

Os taquinhos conectam a sapatilha ao pedal de encaixe.

Ciclistas iniciantes preferem andar com os “pés soltos”, mesmo tendo perda de eficiência nas pedaladas, pois pedala com uma perna de cada vez, só a que está descendo. Usando pedais de encaixe ou firma pé é possível puxar o pedal que está subindo enquanto empurra o outro para baixo, e esta puxada é conhecida como “recuperação da pedalada”.

Os pedais de encaixe são considerados um salto evolutivo na história da bicicleta, pois possibilitam pedalar forte e com constância tendo mais segurança e liberdade se comparado ao sistema firma pé.

Para os ciclista que querem utilizar os pedais de encaixe mas ainda estão receosos, sugerimos que assistam este vídeo com dicas úteis para facilitar seu uso.

IMG_Pedaleria_Pedal_Egg_Beater

Pedal MTB Egg Beater, modelo que permite encaixar o taquinho nos 4 lados da peça.

IMG_Pedaleria_Pedal_Misto_Plataforma_e_Clip

Pedal MTB misto, plataforma de um lado e clip do outro.

Modalidades como BMX e Biketrial também estão se beneficiando com a evolução dos pedais, que antes eram pesados e perigosos, pois suas cravas ou dentes anti derrapantes representavam perigo aos usuários, vez ou outra acabavam se chocando com as canelas dos ciclistas nas manobras mais radicais, obrigados a usarem caneleiras. Hoje, pedais plataforma são injetados em nylon leve e resistente, sendo bem mais gentis com as pernas, embora ainda hajam muitos usuários para o outro tipo, o mais dentado.

IMG_Pedaleria_Pedais_MTB_Fixa_e_Road

Os pedais podem variar muito de tamanho peso e preço. Este modelos são para Fixas, BMX e Biketrial, MTB e Road Bike.

Independente do tipo de pedal, sua bike é o veículo ideal para os dias de hoje, te dá liberdade, agilidade, transporte, condicionamento físico e diversão dentro e fora do seus momentos de lazer, use capacete e equipamentos de proteção adequados a modalidade que pratique, e na rua, sinalize suas intenções aos motoristas e pedestres.

Bom PEDAL!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter