A moda das bikes com peças coloridas surgiu no início da década de 80, com o lançamento da Caloi Extra Light, uma bicicross com quadro de aço carbono e peças de alumínio anodizado (acabamento colorido no alumínio), a princípio azuis e vermelhas, e alguns anos depois as peças douradas e pretas também eram vistas nesses modelos de bike.
Outras modalidades como mountain bike, road bike e biketrial utilizam esse recurso para fazer combinações com a pintura dos quadros, criando modelos bem elaborados e divertidos, mas cor mesmo você encontra nas bicicletas fixas (fixed bikes), que a princípio eram bicicletas comuns, de transporte, adaptadas com peças de road bikes ou velódromo, mas agora com componentes próprios as opções de cores e modelos são muitas, e a criatividade em combina-las não tem limites.
Cubos
Os cubos para as fixas são especiais, normalmente de flange alta (tamanho do disco de onde saem os raios) e não utilizam blocagem, o que permite trancar a bike em qualquer local sem o risco de achá-la sem as rodas. Outra diferença é que o cubo traseiro é do tipo Flip Flop, com rosca nos dois lados, uma para o pinhão fixo de 15 dentes e outra para a catraca normal (roda livre), dando duas opções para usuários que queiram variar a “tocada”, mais técnica na fixa e descontraída na catraca convencional.
Equipados com rolamentos e porcas especiais com arroelas integradas, os cubos são encontrados com 32 e 36 furos, permitindo utilizar uma grande variedade de aros.
Pedais
Os pedais utilizados nas fixas são tão descontraídos quanto as bikes, injetados em polímeros resistentes, podem ser encontrados nas opções transparente e translúcidos (que permitem passagem de luz) com tons de várias cores. O modelo convencional, preto, ainda é muito utilizado atualmente.Esse tipo de pedal é também conhecido por “pedal plataforma” devido a grande área de apoio que oferece. Todos os modelos usam roscas 9/16, possuem refletores para aumentar a segurança do ciclista e claro, cavidades para instalar o firma pé (correias para fixar os pés e pedalar com mais eficiência).
Manoplas
Uma novidade que permite inúmeras combinações de cores são as manoplas “fracionadas” compostas por anéis de borracha, podem ser montadas em uma só cor ou misturadas. Utilizando duas ou mais cores, você pode fazer combinações temáticas como por exemplo bandeiras de países ou times de futebol.
Os anéis oferecem bom grip (capacidade de grudar), tanto no gudião quanto na mão.
Taí a dica colorida da Pedaleria para os que curtem as fixas, uma mania que se espalha pelas grandes capitais mundiais.
Boas pedaladas, fixas ou livres!
0 comentários