Peças coloridas para as fixas

A moda das bikes com peças coloridas surgiu no início da década de 80, com o lançamento da Caloi Extra Light, uma bicicross com quadro de aço carbono e peças de alumínio anodizado (acabamento colorido no alumínio), a princípio azuis e vermelhas, e alguns anos depois as peças douradas e pretas também eram vistas nesses modelos de bike.

Cubo vermelho

Outras modalidades como mountain bike, road bike e biketrial utilizam esse recurso para fazer combinações com a pintura dos quadros, criando modelos bem elaborados e divertidos, mas cor mesmo você encontra nas bicicletas fixas (fixed bikes), que a princípio eram bicicletas comuns, de transporte, adaptadas com peças de road bikes ou velódromo, mas agora com componentes próprios as opções de cores e modelos são muitas, e a criatividade em combina-las não tem limites.

Cubos

Os cubos para as fixas são especiais, normalmente de flange alta (tamanho do disco de onde saem os raios) e não utilizam blocagem, o que permite trancar a bike em qualquer local sem o risco de achá-la sem as rodas. Outra diferença é que o cubo traseiro é do tipo Flip Flop, com rosca nos dois lados, uma para o pinhão fixo de 15 dentes e outra para a catraca normal (roda livre), dando duas opções para usuários que queiram variar a “tocada”, mais técnica na fixa e descontraída na catraca convencional.

Cubo vermelho flip flop

Cubo flip flop com rosca dos dois lados, assim, invertendo a roda traseira de lado você tem a bike fixa ou com roda livre.

Equipados com rolamentos e porcas especiais com arroelas integradas, os cubos são encontrados com 32 e 36 furos, permitindo utilizar uma grande variedade de aros.

Peças azuis Peças vermelhas Peças brancas

img-pecas img-cubo-preto-detalhe

Pedais

Os pedais utilizados nas fixas são tão descontraídos quanto as bikes, injetados em polímeros resistentes, podem ser encontrados nas opções transparente e translúcidos (que permitem passagem de luz) com tons de várias cores. O modelo convencional, preto, ainda é muito utilizado atualmente.Esse tipo de pedal é também conhecido por “pedal plataforma” devido a grande área de apoio que oferece. Todos os modelos usam roscas 9/16, possuem refletores para aumentar a segurança do ciclista e claro, cavidades para instalar o firma pé (correias para fixar os pés e pedalar com mais eficiência).

Pedal azul

Manoplas

Uma novidade que permite inúmeras combinações de cores são as manoplas “fracionadas” compostas por anéis de borracha, podem ser montadas em uma só cor ou misturadas. Utilizando duas ou mais cores, você pode fazer combinações temáticas como por exemplo bandeiras de países ou times de futebol.

Os anéis oferecem bom grip (capacidade de grudar), tanto no gudião quanto na mão.

Manopla colorida

Taí a dica colorida da Pedaleria para os que curtem as fixas, uma mania que se espalha pelas grandes capitais mundiais.

Boas pedaladas, fixas ou livres!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter