Conheça a bomba para suspensão

A bomba para calibrar suspensão de bicicletas é o equipamento fundamental para encher ou ajustar a pressão de ar nas suspensões que utilizam ar, óleo e mola. Alguns modelos de suspensão utilizam apenas cartuchos de ar e de óleo, onde a combinação de câmaras positivas e negativas fazem o papel da mola de aço.

O Shock traseiro (nome dado ao amortecedor traseiro nas bikes full suspension) também é calibrado com esse tipo de bomba, lembrando que pedalar com calibragem inadequada traz desconforto e pode danificar as câmaras de ar, válvulas e batentes do amortecedor (dianteiro ou traseiro).

Bomba de calibrar suspensão

Calibragem

Para fazer o SAG (Suspension Adjustments Gap) da suspensão, checagem obrigatória para descobrir quanto as suspensões afundam quando você sobe na bicicleta, será necessário consultar o manual da suspensão e utilizar a carga indicada para cada usuário (peso), contabilizando o “afundamento” que não pode ser superior a 20% do curso total.

Bomba para suspensão

A Bomba 

Essa bomba para suspensão, diferente das bombas para encher pneus, permite calibrar até 300 psi (libras por polegada quadrada) ou pouco mais de 20 bar (unidade de medida de pressão). As bombas para encher pneus de bicicletas, não passam das 160 libras. Portanto, não se impressione pelo tamanho reduzido da ferramenta.

Bomba de calibrar suspensão

Bomba de calibrar suspensão

Para evitar perda de ar na desconexão da bomba com a suspensão, o módulo possui uma câmara estanque no bico de acoplagem, ele impede a perda de parte da pressão que deixaria a suspensão com menos ar que o necessário.

Uma boa bomba para suspensão reúne recursos como articulação da mangueira para facilitar as calibragens, manômetro preciso para leitura dos valores e válvula de liberação de ar, para retirada do ar sem desconectar a bomba.

Bomba de calibrar suspensão

Bomba de calibrar suspensão Bomba de calibrar suspensão Bomba de calibrar suspensão

Se você possui uma suspensão “calibrável” inclua uma bomba para suspensão no seu conjunto de ferramentas. Assim é mais seguro.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

2 Comentários

  1. Parabéns pela explicação. Obrigado, Sergio Mouta – Rio de janeiro.

  2. Acompanho se as inversões do edu,São otima idéias..

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter