Para uma melhora do sistema digestivo e imunológico, otimização dos níveis de energia e aumento da hidratação corporal, muito se fala hoje sobre o suco detox. Detox é a abreviação para a palavra desintoxicação, que significa uma limpeza do organismo através de uma medicina alternativa.
Os sucos detox são combinações de várias hortaliças (frutas, verduras, sementes, raízes e legumes) ricas em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que auxiliam um melhor funcionamento do organismo.

Além dos benefícios citados acima, para os ciclistas destacamos outros dois pontos importantes no consumo destes sucos.
Radicais livres são moléculas produzidas naturalmente no organismo através da respiração. Muitas vezes as células do sistema imunológico também formam esses radicais para combater vírus e bactérias. Os problemas aparecem quando a produção destes é elevada, e a prática de exercícios físicos está diretamente ligada a esta produção. Quando realizamos exercícios intensos, há um grande aumento no consumo de oxigênio no corpo que, como consequência, desencadeia a liberação de mais radicais livres.
Compostos antioxidantes, presentes nesses sucos, atuam impedindo a formação e o ataque desses radicais, evitando lesões em nossas células e reparando estas lesões quando causadas.
Outra importância do suco detox é para a oxigenação sanguínea. Muito se fala sobre o coração, os pulmões e os músculos durante o ciclismo, mas o sangue, responsável por irrigar estes e todos os outros sistemas do organismo, muitas vezes é esquecido.
Com o foco da atividade física em aumentar a capacidade e resistência dos músculos, dos pulmões e do coração, é o sangue quem se encarrega de transportar uma demanda cada vez maior de oxigênio de um lado para outro, e a hemoglobina é a molécula responsável por este transporte.
Desde o século passado, a comunidade científica já notou a enorme semelhança que há entre a molécula da clorofila (pigmento responsável pela coloração verde dos vegetais, exemplos: couve, agrião, hortelã, salsa) e a hemoglobina. A clorofila possui praticamente as mesmas capacidades que a hemoglobina, isto é, pode aumentar o oxigênio nos organismos, o que caracteriza sua ação desintoxicante. Além disso, contribui para a absorção do ferro.
Com tal estrutura e capacidades similares à hemoglobina, não é de admirar que a clorofila seja tão benéfica para as funções circulatórias, digestivas reprodutoras, respiratórias e imunológicas. Ela possui grande influência no metabolismo em geral, além de ter ação desodorante, poder cicatrizante e restaurador dos tecidos, e auxiliar na função intestinal.
Portanto, o consumo de suco detox regularmente (rico em clorofila) promove o aumento da quantidade de hemoglobina no nosso sangue, contribuindo para uma melhor oxigenação sanguínea e assim, mais disposição e melhor desempenho ao pedalar.
Um abraço.