Isotônico não é suquinho

As bebidas isotônicas são compostas por água, sais minerais e carboidratos, nutrientes importantes para a manutenção da atividade física de quem pedala, pois a perda deles através do suor afeta negativamente a resistência de força.

A hidratação, nos diversos momentos do treinamento ou da competição, é dependente das necessidades individuais de nutrientes, da duração do exercício, do clima, e do desgaste orgânico causado por cada modalidade específica, e influencia diretamente na performance, no equilíbrio hidroeletrolítico e na manutenção da temperatura corporal.

Isotônicos para ciclistas

O principal papel do isotônico não está somente no processo de reidratação, mas sim na reposição de eletrólitos e carboidratos perdidos na transpiração durante a atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.  Sua composição pode apresentar concentrações variadas de carboidratos (com no máximo 8% de açúcar), sódio (entre 46 e 115mg/100ml), cloro, potássio, vitaminas e minerais.
Em atividades leves, a hidratação pode ser realizada apenas por água. A recomendação é ingerir 500ml de água 1 a 2 horas antes do exercício físico, e de 100 a 350 ml a cada 20 minutos. Porém, em atividades de longa duração e, principalmente quando mais de 2% do peso corporal é perdido pela transpiração, isotônico pode ser bem-vindo.

Leve o isotônico nas pedaladas curtas e longas.

A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em eletrólitos, tais como sódio e potássio. Ela tem bem mais potássio do que os isotônicos industrializados, o que ajuda, juntamente com outros nutrientes e o alongamento, a prevenir cãibras. O teor de sódio, por outro lado, é inferior e pode não repor as perdas de um exercício mais prolongado e exaustivo.

Isotônicos para ciclistas

Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas. E para garantir um bom desempenho ao ciclista, essa escolha deve ser feita e orientada por um nutricionista que acompanhe o atleta.

Isotônicos para ciclistas
Isotônicos para ciclistas
<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter