Cuidados no pedal noturno

Cuidados no passeio noturno

Para muitos, o pedal noturno é uma ótima solução para quem não consegue treinar ou fazer atividades físicas durante o dia. Quem participa com frequência não abre mão, há até quem vá debaixo de chuva.

Se você é um desses fanáticos, já conhece, mas se você vai de vez em quando ou quer se aventurar no passeio ciclístico noturno pela primeira vez, siga as orientações dos organizadores ou guias para que seu rolê seja proveitoso e seguro. Listamos alguns cuidados e normas que podem te ajudar nesse pedal.

Luzes

Cuidados no pedal noturno

Instale pelo menos um farol e uma lanterna traseira na bike. Tem ciclista que instala o kit de iluminação na bike, na mochila e até no capacete, ficando mais visível ainda, pois a iluminação na bike é fixa, na cabeça não. Veja o post sobre iluminação.

Kit iluminação

Roupas

Vista roupas claras, cores cítricas são bem vindas e vistas. Lembre-se, a maior área de visão que um motorista pode ter de você é justamente o tronco, então torne-se visível. As vezes, a temperatura cai rapidamente, leve a capa corta vento dobrada, no bolso traseiro da camisa, precisou, tá lá.

Emergência mecânica

Leve sua multi ferramenta e câmara reserva. Se levar o kit remendo e o caso for grave, ele não irá te ajudar muito, a câmara sim, mas não esqueça a bomba e as espátulas de abrir pneu. Veja essas dicas sobre remendo de câmara. Chave de consertar corrente é uma boa, pelo menos uma por grupo.

Carregando a câmara - Bolsa de selim

Os guias estão lá pra te ajudar, portanto olho neles. O guia da frente puxa o pelotão, pede passagem e informa os perigos, como buracos, lombadas, e você repassa a mensagem aos que vem atrás. Observe os sinais de mão do guia, ele indica muita coisa útil, e grita algumas ordens também.

O guia que vai no final do pelotão controla velocidade do grupo e evita que os mais lentos ou desgarrados se percam, controlando em parceria com o primeiro guia, via rádio.

Conduta

Conduza sua bike respeitando os outros participantes e as leis de trânsito, não ameace os pedestres e não trafegue pelas calçadas, A fila de ciclistas deve ser em duplas, isso preenche melhor a faixa que ocupam, evitando que um carro tente ocupar o espaço da faixa junto com você.

Antecipe seus movimentos com sinais de braço, informe a ciclistas e motoristas o que irá fazer.

Preparação

Enchendo a caramanhola

Muitos ciclistas saem do trabalho e vão direto para a concentração do passeio. Evite chegar ao passeio com fome ou desidratado. Independente do nível do pedal, alimente-se e leve umas barrinhas de cereais, isotônico e água. Ah e não se esqueça do alongamento e aquecimento antes do pedal. Aprenda como fazer isso da forma correta neste vídeo.

Verifique se a bike está em ordem, se os pneus estão calibrados, se todas as marchas estão funcionando,se os freios estão regulados, e mantenha o selim na altura correta, tudo isso te ajuda a chegar inteiro e satisfeito com o resultado do passeio.

Bom pedal!

 

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter