Ferramenta da semana – A Multi ferramenta

Multi ferramenta da Parktool

Exemplos de multi ferramentas da Parktool

Você já deve ter visto aqueles combos de ferramentas compactas para resolver pequenos problemas na bike, uma espécie de “canivete suíço” que as vezes lembra algum equipamento dos filmes de agente secreto, por causa da quantidade de ítens que o aparato esconde, em um intrincado processo de encaixe para ocupar mínimo espaço.

Por mais simples que seja uma multi-ferramenta, ela será uma boa companheira de trilha ou rolê pela cidade, te tirando de dificuldades e evitando que você fique a pé.

NOTA: O canivete Suíço surgiu por volta de 1900 como uma ferramenta de apoio aos soldados do exército suíço, e ganhou fama mundial devido a constante inclusão de novos ítens e acessórios. Existem modelos com até 81 acessórios.

Quanto mais, melhor.

Para contornar os problemas de peso e volume, as multi-ferramentas são projetadas para oferecer o maior número de ítens no menor espaço possível, ou seja, são compactas mesmo, cabendo na palma da mão de uma criança. Ela pode ser bem simples, contendo algumas chaves, do tipo allen, chave de fenda e Philips, ou bem completa, com mais de duas dezenas de chaves e partes móveis.

O modelo Parktool da foto tem 22 chaves, que além das citadas acima, conta com chaves de raios em três tamanhos, chaves fixas 8, 9 e 10, espátulas para tirar e colocar pneus, abridor de garrafas e latas, lâmina dentada e chave para ajuste e fixação de freios a disco.

Modelos com mais ítens podem ter chave para montar e desmontar corrente e chave inglesa (chave com regulagem para várias medidas de parafusos ou porcas).

Já que você não é o MacGyver, sugerimos que pedale sempre com um conjunto destes mais um kit de remendos de pneus ou uma câmara de ar extra, assim você pode ir mais longe, sem o risco de ficar na mão.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter