Você já deve ter visto aqueles combos de ferramentas compactas para resolver pequenos problemas na bike, uma espécie de “canivete suíço” que as vezes lembra algum equipamento dos filmes de agente secreto, por causa da quantidade de ítens que o aparato esconde, em um intrincado processo de encaixe para ocupar mínimo espaço.
Por mais simples que seja uma multi-ferramenta, ela será uma boa companheira de trilha ou rolê pela cidade, te tirando de dificuldades e evitando que você fique a pé.
NOTA: O canivete Suíço surgiu por volta de 1900 como uma ferramenta de apoio aos soldados do exército suíço, e ganhou fama mundial devido a constante inclusão de novos ítens e acessórios. Existem modelos com até 81 acessórios.
Quanto mais, melhor.
Para contornar os problemas de peso e volume, as multi-ferramentas são projetadas para oferecer o maior número de ítens no menor espaço possível, ou seja, são compactas mesmo, cabendo na palma da mão de uma criança. Ela pode ser bem simples, contendo algumas chaves, do tipo allen, chave de fenda e Philips, ou bem completa, com mais de duas dezenas de chaves e partes móveis.
O modelo Parktool da foto tem 22 chaves, que além das citadas acima, conta com chaves de raios em três tamanhos, chaves fixas 8, 9 e 10, espátulas para tirar e colocar pneus, abridor de garrafas e latas, lâmina dentada e chave para ajuste e fixação de freios a disco.
Modelos com mais ítens podem ter chave para montar e desmontar corrente e chave inglesa (chave com regulagem para várias medidas de parafusos ou porcas).
Já que você não é o MacGyver, sugerimos que pedale sempre com um conjunto destes mais um kit de remendos de pneus ou uma câmara de ar extra, assim você pode ir mais longe, sem o risco de ficar na mão.
0 comentários