Veja nossas 3 dicas de como regular freio a disco mecânico
Os freios a disco mecânicos podem ser tão bons quanto os hidráulicos, mas eles tem que estar bem instalados e as pastilhas bem ajustadas ao disco. As características desse tipo de freio são o acionamento por cabo de aço e o movimento de apenas 1 das pastilhas.
Durante o ajuste, o disco tem que ficar bem próximo a pastilha fixa, já que a pastilha móvel tem um bom curso de avanço, ela leva o disco até a pastilha fixa.
Veja Também: Regulando freios V-brake
A primeira dica de como regular freio a disco é sobre os parafusos de fixação da pinça no quadro ou suspensão. Na maioria dos casos é um parafuso Allen comum com 1 arruela lisa presa no parafuso, mas quando os freios vem arruelas orbitais no parafuso é muito mais fácil achar a posição da pinça.
Essas arruelas são as mesmas utilizadas nas sapatas de freio V-brake, permitindo múltiplas posições, e com elas você pode apertar o parafuso até o fim sem mudar a posição da pinça.
O parafuso com arruela lisas acaba modificando a posição que você tinha escolhido, pois no fim do aperto, o parafuso força a pinça a encostar na arruela plana, sem possibilidade de fazer pequenos ajustes de angulo.
Com as arruelas orbitais é só instalar a pinça sem apertar tudo, acionar a manete de freio e segurar, e apertar os parafusos.
A pinça se ajusta no disco pois as arruelas orbitais permitem, e fica tudo centralizado.
A segunda dica é sobre ajustes básicos. É possível fazer boa parte da regulagem de freio a disco mecânico mexendo na aproximação das pastilhas no disco.
A pastilha móvel (externa), pode ser ajustada pelos esticadores de cabo nas manetes ou no na pinça quando o modelo de freio tem esse recurso.
Desta forma você pode deixar o freio mais alto ou mais baixo mudando a sensibilidade nas manetes.
O ajuste de recuo ou avanço da pastilha fixa (interna), é feito por trás da pinça utilizando uma chave Allen 5mm. Não é necessário tirar a roda da bicicleta para fazer esse ajuste, basta posicionar a chave através dos raios da roda.
Alguns freios emitem um som (click) ao girar a tampa ou parafuso de ajuste da pastilha interna, mas outros apenas giram para esquerda ou direita, então observe quanto você pode recuar a pastilha, porque se ela ficar muito dentro da pinça, durante a frenagem o disco será prensado contra a pinça, e não contra a pastilha.
A terceira dica é para aqueles momentos em que você já fez de tudo e freio fica raspando no disco, ele fica encostado em uma pastilha ou na outra. Isso pode acontecer em qualquer freio, mecânico ou hidráulico, e até mesmo quando está utilizando arruelas orbitais, as vezes dá uma zica e não fica bom.
Nesse caso a gente usa o cartão cartão de visita ou um pedaço de embalagem de papel, com espessura próxima a de uma caixa de remédio!
O primeiro passo é recuar toda a pastilha móvel, com uma chave Allen 5mm, em seguida soltamos um pouco os 2 parafusos de fixação da pinça no quadro ou garfo.
Agora vamos tirar a roda e colocar metade de um cartão de visita (ou embalagem) dobrado no disco (envolvendo o disco de um lado para outro) e colocar a roda no quadro para ele ficar dentro da pinça. Desta forma a gente cria um pequeno espaço padronizado de cada lado do disco, aí acionamos o freio e apertamos os parafusos.
Agora é só girar a roda, tirar o cartão e verificar se as pastilhas ainda encostam no disco, e se isso acontecer, aumente a espessura do cartão e recomece.
Esse procedimento não funciona quando o disco está empenado, então antes de fazer esse ajuste, procure desempenar o disco, esse vídeo mostra como fazer o reparo:
Bom Pedal!