Limpando corrente com facilidade

Corrente suja pode atrapalhar o engate dos câmbios indexados e os resíduos de óleo velho misturado com poeira, terra e partículas de metal ficam presos não só na corrente, mas em todas as engrenagens (coroas e cassete), roldanas de câmbio e quadro (chain stay).

Lavando a corrente

Corrente suja tem desgaste acelerado e atrapalha a indexação das marchas.

Para limpar a corrente sem removê-la e sem usar pincel para aplicar o produto, você deve usar um lavador de corrente (máquina de lavar corrente), um dispositivo criado para esse fim, e usar o produto adequado, um desengraxante citrus que não agride suas mãos, componentes da bike e principalmente a natureza, pois é biodegradável e livre de ácidos.

img-Lavando_Corrente_Produtos

Lavador de corrente

Escovas planas e circulares fazem o trabalho sujo e você sai limpo.

O equipamento

O lavador de corrente é um aparelho dotado de escovas e engrenagens internas que giram com a rotação da corrente, fazendo a limpeza. O equipamento abre em duas partes para “vestir” a corrente, que fica espetada nas escovas planas e circulares, e na parte superior, um reservatório recebe o desengraxante citrus, que pode ser liberado de acordo com a necessidade, a um toque de botão. Acompanha o lavador uma embalagem de 75ml do produto que deve ser colocado no reservatório superior e e no inferior.

Lavador de correntes por dentro

Para facilitar a manutenção do lavador, as escovas e engrenagens são removíveis.

Lavando a corrente

É fácil “vestir” as duas partes na corrente, que ficam fechadas e travadas com o braço articulado.

Colocando o dsengraxante citrus no limpador

Coloque todo o desengraxante citrus (75ml) nos compartimentos superior e inferior.

Com o uso, nota-se que o líquido na parte de baixo vai escurecendo gradativamente e partículas de sujeira podem ser vistas em sua lateral transparente. O produto não perde suas propriedades desengraxantes, e deve ser usado mais vezes antes de ser descartado.

Para limpar o equipamento, basta usar água corrente em seu interior, e se necessário, as escoavas podem ser removidas para uma profunda manutenção.

O desengraxante citrus vai escurecendo a cada uso, mas não perde suas propriedades limpadoras. Use-o mais vezes.

O desengraxante citrus vai escurecendo a cada uso, mas não perde suas propriedades limpadoras. Use-o mais vezes.

Limpando o limpador. rsrsrs

Para limpar a máquina é só deixar cair água corrente, pois os resíduos não se prendem as paredes pela ação do desingraxante.

O trabalho

Levou cerca de um minuto para fazer a limpeza, e diferente de outras máquinas que testamos, esta é bem fácil no uso, podendo controlar bem a peça e a aplicação do citrus no botão superior com uma mão, e girar o pedivela com a outra.

O braço articulado faz papel de âncora, e deve ser posicionado no câmbio traseiro no trasnportador da corrente, entre as roldanas. Para limpar, basta girar para trás o pedivela, na velocidade que julgar necessário, pois a máquina não engripa.

Pedalando com o limpador

Bem projetado, o equipamento aceita pedaladas rápidas sem travar.

Ancorando o limpador de corrente

O braço articulado deve ser encaixado entre as roldanas do câmbio.

Limpador de correntes preso ao câmbio. Mãos livres para trabalhar.

Nesta posição a peça fica presa no câmbio, e é possível pedalar sem precisar segurá-la.

Depois dos giros no pedivela a corrente ficará coberta de espuma com cheiro de sumo de laranja, aí é só enxaguar com água e secar com um pano ou soprar com compressor. Se usar o pano, aproveite para passar entre os Cogs do cassete, coroas e roldanas do câmbio, para ficar tudo zerado.

Cheirinho de laranja

Ao pedalar, o citrus faz espuma com ação desengraxante com cheiro de sumo de laranja.

img-Lavando_Corrente_Espuma

Aproveite o pano que usou para secar a corrente para dar uma geral nas engrenagens do cassete, coroa e roldanas do câmbio.

Aproveite o pano que usou para secar a corrente para dar uma geral nas engrenagens do cassete, coroa e roldanas do câmbio.

Enxaguando a corrente

Para tirar a espuma basta jogar água, e nem precisa ter pressão, que é melhor para a conservação os componentes.

É tão fácil que não dá dó de sujar novamente, bora treinar?

É tão fácil que não dá dó de sujar novamente, bora treinar?

Um solução rápida para um trabalho que normalmente faz a maior sujeira e demora bastante. Ahh, não esqueça de lubrificar a corrente com óleo ou teflon, de acordo com sua rotina de treinos ou mobilidade, e se notar alguma dificuldade no procedimento, recorra ao seu mecânico e oficina de confiança.

Os produtos não são caros, o Dirtwash com 75ml custa cerca de R$40,00 e você encontra o de 1 litro por R$170,00. Para saber qual loja mais perto de você possui esse kit de limpeza (Dirtwash e lavador), entre em contato através do email contato@calypsonet.com.br e o pessoal vai te dar uma atenção especial, é só falar que viu esta matéria da Pedaleria.

Bom pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter