Limpando corrente com facilidade

6 Min Read

Corrente suja pode atrapalhar o engate dos câmbios indexados e os resíduos de óleo velho misturado com poeira, terra e partículas de metal ficam presos não só na corrente, mas em todas as engrenagens (coroas e cassete), roldanas de câmbio e quadro (chain stay).

Índice do Conteúdo
Lavando a corrente
Corrente suja tem desgaste acelerado e atrapalha a indexação das marchas.

Para limpar a corrente sem removê-la e sem usar pincel para aplicar o produto, você deve usar um lavador de corrente (máquina de lavar corrente), um dispositivo criado para esse fim, e usar o produto adequado, um desengraxante citrus que não agride suas mãos, componentes da bike e principalmente a natureza, pois é biodegradável e livre de ácidos.

img-Lavando_Corrente_Produtos

Lavador de corrente
Escovas planas e circulares fazem o trabalho sujo e você sai limpo.

O equipamento

O lavador de corrente é um aparelho dotado de escovas e engrenagens internas que giram com a rotação da corrente, fazendo a limpeza. O equipamento abre em duas partes para “vestir” a corrente, que fica espetada nas escovas planas e circulares, e na parte superior, um reservatório recebe o desengraxante citrus, que pode ser liberado de acordo com a necessidade, a um toque de botão. Acompanha o lavador uma embalagem de 75ml do produto que deve ser colocado no reservatório superior e e no inferior.

Lavador de correntes por dentro
Para facilitar a manutenção do lavador, as escovas e engrenagens são removíveis.
Lavando a corrente
É fácil “vestir” as duas partes na corrente, que ficam fechadas e travadas com o braço articulado.
Colocando o dsengraxante citrus no limpador
Coloque todo o desengraxante citrus (75ml) nos compartimentos superior e inferior.

Com o uso, nota-se que o líquido na parte de baixo vai escurecendo gradativamente e partículas de sujeira podem ser vistas em sua lateral transparente. O produto não perde suas propriedades desengraxantes, e deve ser usado mais vezes antes de ser descartado.

Para limpar o equipamento, basta usar água corrente em seu interior, e se necessário, as escoavas podem ser removidas para uma profunda manutenção.

O desengraxante citrus vai escurecendo a cada uso, mas não perde suas propriedades limpadoras. Use-o mais vezes.
O desengraxante citrus vai escurecendo a cada uso, mas não perde suas propriedades limpadoras. Use-o mais vezes.
Limpando o limpador. rsrsrs
Para limpar a máquina é só deixar cair água corrente, pois os resíduos não se prendem as paredes pela ação do desingraxante.

O trabalho

Levou cerca de um minuto para fazer a limpeza, e diferente de outras máquinas que testamos, esta é bem fácil no uso, podendo controlar bem a peça e a aplicação do citrus no botão superior com uma mão, e girar o pedivela com a outra.

O braço articulado faz papel de âncora, e deve ser posicionado no câmbio traseiro no trasnportador da corrente, entre as roldanas. Para limpar, basta girar para trás o pedivela, na velocidade que julgar necessário, pois a máquina não engripa.

Pedalando com o limpador
Bem projetado, o equipamento aceita pedaladas rápidas sem travar.
Ancorando o limpador de corrente
O braço articulado deve ser encaixado entre as roldanas do câmbio.
Limpador de correntes preso ao câmbio. Mãos livres para trabalhar.
Nesta posição a peça fica presa no câmbio, e é possível pedalar sem precisar segurá-la.

Depois dos giros no pedivela a corrente ficará coberta de espuma com cheiro de sumo de laranja, aí é só enxaguar com água e secar com um pano ou soprar com compressor. Se usar o pano, aproveite para passar entre os Cogs do cassete, coroas e roldanas do câmbio, para ficar tudo zerado.

Cheirinho de laranja
Ao pedalar, o citrus faz espuma com ação desengraxante com cheiro de sumo de laranja.

img-Lavando_Corrente_Espuma

Aproveite o pano que usou para secar a corrente para dar uma geral nas engrenagens do cassete, coroa e roldanas do câmbio.
Aproveite o pano que usou para secar a corrente para dar uma geral nas engrenagens do cassete, coroa e roldanas do câmbio.
Enxaguando a corrente
Para tirar a espuma basta jogar água, e nem precisa ter pressão, que é melhor para a conservação os componentes.
É tão fácil que não dá dó de sujar novamente, bora treinar?
É tão fácil que não dá dó de sujar novamente, bora treinar?

Um solução rápida para um trabalho que normalmente faz a maior sujeira e demora bastante. Ahh, não esqueça de lubrificar a corrente com óleo ou teflon, de acordo com sua rotina de treinos ou mobilidade, e se notar alguma dificuldade no procedimento, recorra ao seu mecânico e oficina de confiança.

Os produtos não são caros, o Dirtwash com 75ml custa cerca de R$40,00 e você encontra o de 1 litro por R$170,00. Para saber qual loja mais perto de você possui esse kit de limpeza (Dirtwash e lavador), entre em contato através do email [email protected] e o pessoal vai te dar uma atenção especial, é só falar que viu esta matéria da Pedaleria.

Bom pedal!

 

Share This Article
Leave a Comment