Para fazer um corte reto, perfeito, utilizando uma serra de mão sem ter que estagiar 3 meses na serralheira do seu bairro, você pode contar com a ajuda da ferramenta guia de corte. Para muitos de nós, fazer um corte perfeito e sem quebrar a lâmina da serra é tarefa difícil, pois se você não é formado em mecânica, engenharia ou fermentaria, nem deve saber que existem lâminas de serra de 18, 24 e 32 dentes por polegada, de acordo com o material e espessura do material a ser cortado.
O acabamento e precisão necessários na montagem dos componentes das bicicletas exigem esse cuidado, pois um corte torto, além da parte estética prejudicada, pode interferir na instalação de outros componentes.
O guia de corte da Calypso é recomendado para cortes na espiga (tubo do garfo ou suspensão), e canotes de selim até 1”1/4 (31,75 mm). Devido a geometria de alguns quadros, o canote de selim não desce totalmente por conta da curvatura do seat tube (tubo do selim no quadro), desenho da suspensão traseira e até parafusos do suporte de caramanhola, sendo necessário fazer o corte diminuindo o tamanho da peça para que fique ajustada para sua estatura.
No caso dos garfos ou suspensão dianteira, um corte torto na espiga pode interferir no ajuste da tampa da caixa de direção, peça que ajusta a folga nos rolamentos ou esferas das caixas.
A ferramenta
A cavidade de encaixe da serra é fabricada em aço resistente e escorregadio, impedindo o corte torto e também a quebra da serra nos momentos das travadas, quando o metal segura a lâmina da serra. O corpo de apoio e morsa da ferramenta são fabricados em nylon, evitando riscos na fixação das peças, principalmente canotes anodizados, e a janela frontal permite visualização da “marca” de corte evitando erros.
Ferramenta ideal não só para lojas e oficinas especializadas, mas também para os aficionados por bicicletas que queiram aumentar sua coleção de ferramentas, tem preço médio de 100 Reais para o consumidor final.
Bom pedal!