As multiferramentas, mini jogos de chaves capazes de te tirar de qualquer encrenca nas trilhas e viagens, não são apenas práticas, criadas para serem extremamente compactas, também esbanjam beleza, engenhosidade e capacidade em poucos centímetros.
Aquele antigo jogo de chaves Allen tipo canivete, que chegou por aqui por volta de 1985 continua útil e quebra o maior galho, mas em questão de design, coitado, está bem ultrapassado. Já tem algum tempo que fábricas estrangeiras se esforçam para criar diariamente novas ferramentas, mais úteis e ergonômicas, mas nas pequenas ferramentas combinadas (multiferramentas) é que eles viajam e criam verdadeiras jóias com 6, 10 e até 20 ferramentas agrupadas.
Inteligência e criatividade
Como colcar tantas ferramentas em poucos centímetros? A inventividade dos projetistas e engenheiros é admirável, pois as ferramentas devem servir para a grande maioria das bicicletas e componentes, deve ser pequena e o mais leve possível, e claro, resistente. Não adianta ter muitos itens e pouca utilidade, só para somar um bom número total, todas elas devem ser imprescindíveis quando você só tem isso pra se virar.
A ferramenta ideal para ciclistas deve ter as chaves Allen básicas 3, 4, 5 e 6 mm, chave Philips e fenda e chave para consertar corrente, talvez o item mais importante. As demais chaves, cachimbos, chaves de boca, chaves de raios, chave inglesa, chave torks, espátulas e alicate, usamos menos. Os cicloturistas e aventureiros podem usar mais itens, porque obviamente correm mais riscos e a probabilidade de uma multiferramenta super completa ser útil é grande.
Estilo
Esquecendo a utilidade e o peso, tudo que sobra é estilo, um bom design agrada as mãos pela ergonomia e os olhos pelo charme dos detalhes, pode ser até item de coleção, guardado a sete chaves ou esquecido dentro da mochila de ventura e treinos, o importante é saber que ela está lá para os momentos de emergência.
Preço influencia a compra
É fácil encontrar boa parte das multi-ferramentas em bike shops, oficinas especializadas, casas de produtos esportivos, magazines e pela internet afora. O antigo conjunto de chaves Allen (canivete) sai em média por 22 Reais, e o mesmo número de chaves avulsas ou em chaveiro, você compra por 5 Reais.
Uma chave avulsa para conserto de correntes você compra a partir de 12 Reais, mas se ela estiver agrupada a outras 17 ferramentas irá custar a partir de 130 Reais. O conjunto com 22 itens sem chave para conserto de corrente custa em média 80 Reais.
A multiferramenta ao estilo aventureiro, composta por alicate, serra, faca, lima, abridor de latas e garrafas, escareador e chaves de fenda e philips, tudo em inox, sai por 200 Reais, e ferramentas com desenhos mais extravagantes como esta antiga Ritchey,de 1995, que lá fora pode custar cerca de 25 Dólares, aqui é considerada raridade, valendo o que a paixão permitir gastar, seja você o vendedor ou o comprador.
0 comentários