Multiferramentas pra tudo

As multiferramentas, mini jogos de chaves capazes de te tirar de qualquer encrenca nas trilhas e viagens, não são apenas práticas, criadas para serem extremamente compactas, também esbanjam beleza, engenhosidade e capacidade em poucos centímetros.

Multiferramenta em uso

Aquele antigo jogo de chaves Allen tipo canivete, que chegou por aqui por volta de 1985 continua útil e quebra o maior galho, mas em questão de design, coitado, está bem ultrapassado. Já tem algum tempo que fábricas estrangeiras se esforçam para criar diariamente novas ferramentas, mais úteis e ergonômicas, mas nas pequenas ferramentas combinadas (multiferramentas) é que eles viajam e criam verdadeiras jóias com 6, 10 e até 20 ferramentas agrupadas.

Multiferramenta eficiente

O canivete básico com chaves Allen, fenda e Philips é uma ferramenta simples e muito eficiente.

Multiferramenta com 22 ferramentas

Multiferramenta com 22 funções é bem compacta e tem design sofisticado, só faltou a chave para conserto de corrente.

Inteligência e criatividade

Como colcar tantas ferramentas em poucos centímetros? A inventividade dos projetistas e engenheiros é admirável, pois as ferramentas devem servir para a grande maioria das bicicletas e componentes, deve ser pequena e o mais leve possível, e claro, resistente. Não adianta ter muitos itens e pouca utilidade, só para somar um bom número total, todas elas devem ser imprescindíveis quando você só tem isso pra se virar.

Ultra compacta, esta multiferramenta com 6 funções combina chaves Allen 3, 4, 5, 6 e 8, mais chave de fenda.

Ultra compacta, esta multiferramenta com 6 funções combina chaves Allen 3, 4, 5, 6 e 8, mais chave de fenda.

A ferramenta ideal para ciclistas deve ter as chaves Allen básicas 3, 4, 5 e 6 mm, chave Philips e fenda e chave para consertar corrente, talvez o item mais importante. As demais chaves, cachimbos, chaves de boca, chaves de raios, chave inglesa, chave torks, espátulas e alicate, usamos menos. Os cicloturistas e aventureiros podem usar mais itens, porque obviamente correm mais riscos e a probabilidade de uma multiferramenta super completa ser útil é grande.

Multiferramenta com chave para consertar corrente

Para se aventurar em trilhas longas ou viagens, tenha sempre a mão a multi-ferramenta com chave para conserto de corrente.

Essa é para grandes aventuras, no mato.

Conjunto diferenciado, com alicate, serra, faca, lima e algumas chaves básica, ótima para aventuras, acampamentos e viagens.

Estilo

Esquecendo a utilidade e o peso, tudo que sobra é estilo, um bom design agrada as mãos pela ergonomia e os olhos pelo charme dos detalhes, pode ser até item de coleção, guardado a sete chaves ou esquecido dentro da mochila de ventura e treinos, o importante é saber que ela está lá para os momentos de emergência.

Esta é uma multiferramenta curiosa

Ferramenta curiosa, integra chave inglesa, Allen, Philips, cachimbos 14 e 15 mm para apertar porca de pedivelas antigos, e chave para consertar corrente.

Preço influencia a compra

É fácil encontrar boa parte das multi-ferramentas em bike shops, oficinas especializadas, casas de produtos esportivos, magazines e pela internet afora. O antigo conjunto de chaves Allen (canivete) sai em média por 22 Reais, e o mesmo número de chaves avulsas ou em chaveiro, você compra por 5 Reais.

Baixo custo

Canivete com chaves Allen suprem as necessidades básicas a um preço baixo.

Uma chave avulsa para conserto de correntes você compra a partir de 12 Reais, mas se ela estiver agrupada a outras 17 ferramentas irá custar a partir de 130 Reais. O conjunto com 22 itens sem chave para conserto de corrente custa em média 80 Reais.

Multiferramenta completa

Multiferramenta para qualquer desafio, este conjunto de 18 itens possui chave para conserto de corrente.

A multiferramenta ao estilo aventureiro, composta por alicate, serra, faca, lima, abridor de latas e garrafas, escareador e chaves de fenda e philips, tudo em inox, sai por 200 Reais, e ferramentas com desenhos mais extravagantes como esta antiga Ritchey,de 1995, que lá fora pode custar cerca de 25 Dólares, aqui é considerada raridade, valendo o que a paixão permitir gastar, seja você o vendedor ou o comprador.

Esta multiferramenta é raridade

Rara e bem desenhada, a compacta multiferramenta da Ritchey possui chave para consertar corrente, chaves de boca 10, 12 e 14, Allen 3, 4, 5 e 6, e chaves de raios em duas medidas.

IMG-Multiferramenta_Todas_2 IMG-Multiferramenta_Todas_Fechadas 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter