Conheça o nome da cada tubo do quadro da bike
Em nossos vídeos e posts, nos referimos a determinados tubos do quadro muitas vezes usando a língua inglesa, essa é a forma que lojistas e mecânicos os chamam. Para citar determinadas partes, como por exemplo os terminais de conduite, é preciso dizer “os terminais estão na parte de baixo to Top Tube“, o tubo superior do quadro.
O tubo inferior, aquele com suporte para caramanhola (garrafinha), é conhecido como Down Tube, e o tubo central do quadro, que recebe o canote de selim é o Seat Tube. A medida desse tubo (sua altura), é onde verificamos o tamanho de um quadro, em centímetros para as bicicletas de estrada e urbanas aro 700, e em polegadas para as MTB.
O tubo da frente do quadro é o Head Tube, traduzindo, “tubo de cabeça do quadro”, assim concluímos o triângulo dianteiro de um quadro.
Dentro do Head Tube passa a espiga do garfo, ela pode ser lisa para avanços Aheadset ou com rosca, para avanços com fixação interna, através de espander.
A suspensão é composta por várias partes, a espiga é o Steerer Tube, logo abaixo dela temos a “coroa” ou Crown, preso a ele vão as pernas do curso ou “extensão”, também chamado de Stanchions. A parte móvel da suspensão são as “canelas” ou Lower Legs. O local para fixar a roda; “gancheiras”, são Dropuots.
O triângulo traseiro do quadro é formado pelo Seat Tube e os finos tubos que vão até as gancheiras traseiras, conhecidos como Stays (ligação). O tubos que vão da gancheira até a região da braçadeira de selim são os Seat Stays, e os tubos que vão da gancheira até o central, são os Chain Stays. O tubo central, que recebe o eixo das pedivelas é o Botton Bracket.
A gancheira traseira pode ser com suporte para câmbio, e leva o mesmo nome da gancheira do garfo, Dropout, uma peça muito importante para não perder o quadro quando ela quebra, bastando substituí-la.
No quadro entre os dois Seat Stays, acima do pneu traseiro, fica a “ponte” ou Brake Bridge, o suporte de freio modelo ferradura, que ainda hoje equipa bicicletas simples, e é usado também para fixar para lamas, bagageiros ou iluminação traseira.
Cada região do Brasil tem sua forma de falar, em alguns estados o aro da roda é “Friso”, a pedivela é “Z”, e por aí vai, mas estas são as expressões mais conhecidas para os tubos do quadro.
BOM PEDAL!
0 comentários