Come se chama esse tubo?

Conheça o nome da cada tubo do quadro da bike

Em nossos vídeos e posts, nos referimos a determinados tubos do quadro muitas vezes usando a língua inglesa, essa é a forma que lojistas e mecânicos os chamam. Para citar determinadas partes, como por exemplo os terminais de conduite, é preciso dizer “os terminais estão na parte de baixo to Top Tube“, o tubo superior do quadro.

O tubo inferior, aquele com suporte para caramanhola (garrafinha), é conhecido como Down Tube, e o tubo central do quadro, que recebe o canote de selim é o Seat Tube. A medida desse tubo (sua altura), é onde verificamos o tamanho de um quadro, em centímetros para as bicicletas de estrada e urbanas aro 700, e em polegadas para as MTB.
O tubo da frente do quadro é o Head Tube, traduzindo, “tubo de cabeça do quadro”, assim concluímos o triângulo dianteiro de um quadro.

img-Qual_o_Nome_Desse_Tubo-01

img-Qual_o_Nome_Desse_Tubo-04

Dentro do Head Tube passa a espiga do garfo, ela pode ser lisa para avanços Aheadset ou com rosca, para avanços com fixação interna, através de espander.
A suspensão é composta por várias partes, a espiga é o Steerer Tube, logo abaixo dela temos a “coroa” ou Crown, preso a ele vão as pernas do curso ou “extensão”, também chamado de Stanchions. A parte móvel da suspensão são as “canelas” ou Lower Legs. O local para fixar a roda; “gancheiras”, são Dropuots.

img-Qual_o_Nome_Desse_Tubo-05

O triângulo traseiro do quadro é formado pelo Seat Tube e os finos tubos que vão até as gancheiras traseiras, conhecidos como Stays (ligação). O tubos que vão da gancheira até a região da braçadeira de selim são os Seat Stays, e os tubos que vão da gancheira até o central, são os Chain Stays. O tubo central, que recebe o eixo das pedivelas é o Botton Bracket.
A gancheira traseira pode ser com suporte para câmbio, e leva o mesmo nome da gancheira do garfo, Dropout, uma peça muito importante para não perder o quadro quando ela quebra, bastando substituí-la.
No quadro entre os dois Seat Stays, acima do pneu traseiro, fica a “ponte” ou Brake Bridge, o suporte de freio modelo ferradura, que ainda hoje equipa bicicletas simples, e é usado também para fixar para lamas, bagageiros ou iluminação traseira.

img-Qual_o_Nome_Desse_Tubo-02

img-Qual_o_Nome_Desse_Tubo-03

Cada região do Brasil tem sua forma de falar, em alguns estados o aro da roda é “Friso”, a pedivela é “Z”, e por aí vai, mas estas são as expressões mais conhecidas para os tubos do quadro.
BOM PEDAL!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter