Pintando um quadro de bike em casa

Seu quadro está feio, arranhado, que tal uma pintura nova?

Todo mundo sabe que uma boa pintura dá trabalho, requer preparação, tem o processo de lixar, aplicar o fundo, a cor desejada e o verniz protetor, mas se você tiver um espacinho na sua casa, dá pra fazer sem compressor e pistola de pintura.
Se você está disposto a fazer esse trabalho, vai precisar de decapante, o solvente para tirar a tinta velha, vai precisar de um fundo, o primer cinza para quadros de ferro, se for quadro de alumínio, tem um fundo especial, ele é amarelo.

Dá pra fazer tudo com spray, o fundo, a tinta e o verniz, assim fica mais fácil, não precisa de compressor de ar. Até o decapante, esse solvente pra tirar tinta, pode ser em spray também, mas ele é um pouco mais fraco então comprei a lata de 1/4, ele é uma espécie de gel, tem que aplicar com pincel, e para sua segurança é necessário usar luvas de proteção e máscara, ele é um tipo de ácido, pode queimar a pele, olhos e tem cheiro forte.
É só passar uma camada generosa nos tubos e esperar agir, leva cerca de 20 minutos pra começar soltar a tinta, ela vai ficando enrugada e solta fácil, depois é só tirar com uma palha de aço ou raspar com espátula.

img_Pintando_Bike_em_Casa_01

Exceto o decapante, todos os outros produtos são em spray.

img_Pintando_Bike_em_Casa_02

Decapante (solvente para tintas) em ação.

Inclua na sua lista de compras o thinner e a estopa, o quadro tem que ficar bem limpo, sem nenhuma gordura pra tinta pegar bem, se o quadro não for bem limpo com thinner, o solvente pode afetar a nova tinta que você irá aplicar.
O local para fazer a pintura, não pode ter vento, e tem que ter boa ventilação. Se você não puder andar em volta do quadro durante a pintura, coloque suportes de arame para virar ele durante o trabalho.
Com tudo preparado aplique o primer, e pra todos esses produtos em spray, a distância da lata no quadro deve ser entre 20 e 30cm, com movimentos rápidos, se cair muita tinta em um lugar, pode escorrer, essa tinta é bem fina.

img_Pintando_Bike_em_Casa_03

Trabalhe em local com boa ventilação mas sem vento, se não puder andar em volta do quadro, utilize um varal, virando o quadro quando necessário.

Pra evitar que escorra, cuidado com a sobreposição de camadas, aplique 2 mãos de tinta com intervalo entre 30minutos e 1 hora, dependendo da recomendação do fabricante da tinta, e também de acordo com o clima, se for com sol forte, é melhor!
Em cima desse primer vem a cor que você escolheu, mas antes temos que passar a lixa d’água pra quebrar o brilho e deixar o quadro bem lisinho, cuidado com as quinas, a lixa pode tirar todo o primer, aí fica no ferro novamente.
Com o quadro seco, você pode aplicar algum adesivo, e na internet você encontra de todas as marcas e modelos de bike, mas também da pra personalizar e na sequência vem o verniz pra proteger a pintura.
O verniz pode ser fosco ou brilhante, tem os dois tipos em spray.

img_Pintando_Bike_em_Casa_04

Aplique 2 demãos de primer e da tinta final. Depois de adesivar, aplique mais 2 demãos de verniz.

img_Pintando_Bike_em_Casa_05

img_Pintando_Bike_em_Casa_06

img_Pintando_Bike_em_Casa_07

Vida nova para um quadro antigo!
Vamos montar uma Bike Fixa com esse quadro de Caloi 10 da década de 70.

Essa aqui vai virar uma fixa, eu mostro como fazer uma gastando pouco, em ouro vídeo.
Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Eu admiro Edu pelu jeito de explicar os serviços que ele mostra no seu canal parabens .

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter