Como fabricar um alinhador de gancheira gastando pouco!

A gancheira de câmbio é um item muito importante nas bikes, e a partir do momento que os fabricantes de quadros criaram essa peça removível, ficou ainda melhor, pois no caso de quebra, você não perde o quadro, só trocar a gancheira.

Quando o câmbio não funciona bem, e você já fez de tudo pra regular e não mudou nada, pode ser gancheira desalinhada, já mostramos como corrigir esse problema nesse vídeo.

A ferramenta pra isso é cara, pode custar mais de mil Reais dependendo da marca, tem muitas oficinas que ainda não tem, e se você gosta de bikes e ferramentas, vale a pena fazer uma, mesmo que você não trabalhe com consertos de bike, porque essa aqui vai sair barato!

Esse é um alinhador de gancheira profissional, uma ferramenta com regulagens, para ser fabricada, foi necessário usar torno, solda e estampo com corte e dobra, serviços profissionais que pouca gente tem acesso.

img_Alinhador_de_Gancheira_07
Alinhador de gancheira profissional.

Dá pra fazer um alinhador desse em casa de forma mais simples, e por incrível que pareça, a parte mais complicada é justo a rosca da gancheira, é uma rosca especial, é difícil achar um parafuso com essa rosca no mercado, por sorte, é a mesma rosca do eixo traseiro pra blocagem da bike, então já temos um ponto de partida, você vai precisar de um eixo traseiro para blocagem!

img_Alinhador_de_Gancheira_08

Para a estrutura principal, a barra, vamos usar um apoio de pia, eu rodei alguns depósitos de materiais de construção, e encontrei esse modelo, com a barra em “T”, mas se no lugar da barra em “T” for um tubo quadrado, também vai servir!

Esse tipo de suporte fica chumbado na parede segurando o peso da pia, e ele é quase perfeito, só falta colocar na ponta o tubo que se conecta a gancheira, mas como ela já tem essa parte reta e no esquadro, fica fácil fixar um tubo aqui.

E por falar em esquadro, verifique se se o apoio de pia está mesmo soldado a 90 graus, porque esse que comprei estava torto, e só da verificar isso usando um esquadro, o que me obrigou a colocar um calçoentre a barra e o tubo!

img_Alinhador_de_Gancheira_Desenho_01
img_Alinhador_de_Gancheira_09
img_Alinhador_de_Gancheira_05
img_Alinhador_de_Gancheira_10

Para fazer o tubo de conexão com a gancheira, um pedaço de canote de 1polegada resolve bem, e o diâmetro interno do canote é 22,2mm, a mesma medida externa de um guidão, vamos usar ele como bucha, porque vamos colocar 2 rolamentos no tubo, para o eixo rodar livre sem folga nenhuma.

Comprei 2 rolamentos com medida externa 22mm e furo de 10mm, que é o diâmetro do eixo traseiro pra blocagem, e agora é só cortar as peças, furar e fazer ajustes, siga as orientações do vídeo, a lista de materiais e os desenhos do projeto estão neste post.

img_Alinhador_de_Gancheira_Desenho_02
img_Alinhador_de_Gancheira_06
img_Alinhador_de_Gancheira_02
img_Alinhador_de_Gancheira_03
img_Alinhador_de_Gancheira_04
img_Alinhador_de_Gancheira_Desenho_03

A ferramenta ficou bem legal, gastei R$63,00, o guidão e o canote usados eu já tinha, mas se tiver que comprar, você gasta mais uns 20 Reais nestas peças, e o mesmo valor em um eixo traseiro com a blocagem!

Espero que esse projeto ajude você mecânico em sua oficina, e também os ciclistas que gostam de consertar suas bikes em casa!

img_Alinhador_de_Gancheira_11

MATERIAIS USADOS NO PROJETO

01 Apoio de pia Femasi 40cm
01 Tubo ou Canote de selim de 1 polegada (aço)
01 Pedaço de guidão em alumínio
01 Eixo traseiro para blocagem
02 Rolamentos 22x10x6mm
01 Manípulo 1/4×1.1/4x30mm
02 Parafusos M6x12mm
02 Arruelas de pressão 1/4
01 Porcas sextavada M6
01 Porca garra 1/4
01 Parafuso 3/16×3.1/2 (ou M5x10mm)
01 Porca Parlock (travante) 3/16 (ou M5)
01 Haste para telha 1/4x300mm
01 Imã potente (tam. Máximo 20mm)
01 Pedaço de madeira 5x5x6cm
01 Retalho de chapa de alumínio 3mm de espessura (versão sem o imã).

ONDE COMPRAR OS ITENS

Leroy Merlin (Suporte para pia em aço 1020) https://www.leroymerlin.com.br/
Wapa Ferragens (Ferragens e parafusos) http://www.wapaferragens.com.br/  Tel. (11) 5548-9714  –  (11) 5523-7659
Sul Importadora de Rolamentos (rolamentos) http://www.sulrolamentos.com.br/rolamentos-e-vedacoes.php  –  Tel. (11) 2823-2727  –  (11) 2823-6900

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Top demais parabéns..

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter