Calibragem do pneu de bicicleta

Conheça a bomba de ar para bicicleta BETO Transformer, literalmente uma mão na roda.

A maioria dos ciclistas que usa a bike uma vez por semana ou esporadicamente no mês, nota que os pneus perderam pressão quando vão usar a bike. Esse é um fato bastante comum que indica que a câmara de ar está “respirando”, ou seja, perdendo ar pelos minúsculos poros da borracha, mas quando a câmara é de Butil, um tipo de borracha de maior qualidade, isso não ocorre.

BT-Compre-aqui

Calibragem pneu de bicicleta

Surpresa desagradável. Encontrar a bike com os pneus murchos bem na hora de sair.

Todo ciclista tem que ter um bom capacete, algumas ferramentas para pequenos ajustes, e uma bomba de ar pra não ter que recorrer ao posto de gasolina, bike shop ou bicicletaria pra resolver esse contratempo. As bombas pequenas (portáteis) são ótimas para usar na trilha, em viagens, etc, não ocupam espaço e são leves, mas devido ao seu tamanho reduzido, tem pequena capacidade de ar por bombada. Para encher o pneu de uma MTB você tem que dar menos bombadas do que para o pneu da Road Bike, porque na Road “cabe” menos ar, mas a pressão é enorme, de 90 a 120 libras, já a MTB utiliza mais ar (volume), mas com pressão inferior, entre 40 e 65 libras.

Comparação pneu mtb e road bike

Os pneus das Road Bikes são calibrados entre 90 e 120 libras, mas o volume de ar é menor que nas MTB.

Para uma bomba ser considerada boa, ela deve ter um bom sistema de encaixe da mangueira no bico da câmara, possibilitando seu uso tanto no bico fino quanto no grosso (Presta e Schrader), ter boa empunhadura para o uso, com dispositivos que ajudem a mantê-la firme e claro, um manômetro para controlar a pressão. Isso tudo e muito mais você encontra nesta bomba de ar Beto Transformer que testamos e aprovamos aqui na Pedaleria. O bico fino (válvula Presta) é mais frágil que o tradicional (Schrader), este último igual ao dos carros e motos. O bico com válvula Presta possui uma ponteira que deve ser desrosqueada antes de conectar a mangueira da bomba, e pode ser danificada quando apoiamos e forçamos demais a bomba direto no bico (modelos de bomba sem mangueira).

Multi válvulas

O bico reversível possibilita encaixe nos bicos com válvula Presta ou Schreder (bico fino ou grosso).

Base giratória da bomba Beto Transformer

A base giratória da bomba permite ótimo apoio no chão.

Manometro da bomba de ar para pneu de bicicleta

Quando a bomba não tem manômetro, o ciclista não sabe que calibragem está colocando, pode ser muito, pode ser pouco…

A bomba Beto Transformer se “transforma” para ficar na posição de uso, pode ser usada no ar como uma bomba pequena, e também no chão, girando a base, com a praticidade de podermos pisar no suporte deixando ela firme durante as bombadas com as duas mãos e ainda ficar de olho no manômetro. Ela permite calibragens de até 160 libras.

Para usar a bomba apoiado no chão é preciso girar a base 90º.

Para usar a bomba apoiado no chão é preciso girar a base 90º.

img-Apoio_Rebatido

Colocando a ponta do pé na base, a bomba fica firme e você resolve rapidinho a calibragem.

Colocando a ponta do pé na base, a bomba fica firme e você resolve rapidinho a calibragem.

A alça de bombeamento em “T” é rebatida e utiliza uma porca para imobilizá-la aberta, evitando que se dobre durante as bombadas. Quando fechada, a mangueira contorna a alça e fica presa nos dois lados do corpo da bomba, que pode ser instalada na parede com dois parafusos ou um gancho central, graças ao suporte qua a acompanha.

A alça de bombeamento fica rebatida, e tem uma porca que “trava” a peça na posição de uso.

A alça de bombeamento fica rebatida, e tem uma porca que “trava” a peça na posição de uso.

img-Travando_Alca

A mangueira fica bem presa nos suportes laterais, e mantém a bomba fechada  contornando a alça.

A mangueira fica bem presa nos suportes laterais, e mantém a bomba fechada contornando a alça.

img-Magueira_nas_Laterais

Com este suporte você pode guardar a bomba pendurada.

Com este suporte você pode guardar a bomba pendurada.

Se você ainda não tem uma bomba de ar em casa, esta é uma excelente opção e você pode comprar aqui na Pedaleria por R$180,00.

BT-Compre-aqui

Ah, lembre sempre de verificar na lateral dos pneus da sua bike a calibragem recomendada pelo fabricante, em PSI, assim você e a sua nova bomba BETO Transformer formarão uma dupla infalível.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter