Toe overlap. O pé que pega na roda

14 nov, 2015

Saiba mais sobre o toe overlap, que é o pé encostando na roda da bike

Longe de ser um defeito, o toe overlap é uma característica dos quadros com a frente curta (reach), uma linha reta na horizontal medida entre a caixa de direção e o movimento central das bikes.

img-Toe_Overlap_Pe_Pegando

Nas bicicletas com esta característica, o ciclista vive encostando a ponta dos pés no pneu da frente, quando a pedivela está na horizontal e o guidão é movimentado.

Não é muito comum ver quadros de MTB ou Road Bike assim, mas algumas urbanas utilizam este recurso para ficarem “mais na mão” do ciclista, pois elas são ágeis e encaram bem o pedal rápido dos centros urbanos. Com a frente mais curta, a bike responde muito rápido aos comandos do guidão, e seus usuários apreciam essa agilidade no trânsito.

img-Reach_Stack

A medida Reach (alcance) é a distância em linha reta na horizontal entre a caixa de direção e o movimento central.
Stack é altura do quadro.

Saber pisar

Quem tem uma bike assim sabe, firma pé ou pedal clip não ajudam, é preciso pisar nos pedais com a parte da frente dos pés, normalmente pisamos um pouco mais para o meio do pé, uma linha entre a ponta do metatarso (dedão) e o metatarso menor (dedinho).

img-Posicao_do_Pe_no_Pedal

Nas bikes com medidas mais tradicionais, é possível pisar nos pedais na posição mais indicada, como mostra a ilustração.

img-Toe_Overlap_SpeedBee

Nos quadros com frente mais longa, a linha da frente dos pedais passa longe do pneu dianteiro.

img-Toe_Overlap_Lilt

Com Reach curto, a linha de frente dos pedais cai no meio do pneu.

Mesmo com essa característica, as bikes com quadros de frente curta são ágeis e fazer curvas bem rápido, são as preferidas dos biker’s de Nova York e grandes centros urbanos, onde estes ciclistas “apavoram” no trânsito.

Espero que curta e compartilhe o vídeo com os amigos!

Bom Pedal.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter