Standard, Oversize, Aheadset, você sabe o que é?

 Nomes e siglas em inglês podem causar confusão na hora de escolher componentes

Quantas vezes você já deve ter ouvido as palavras “avanço aheadset, garfo oversize, movimento de direção standard”, e tantas outras palavras e siglas esquisitas, e você não consegue identifica-las na bike. Muitos ciclistas compram componentes como garfos e avanços sem saber qual a medida certa, gerando prejuízos e frustrações na instalação.
Pensando nisso, a Pedaleria fez uma série de vídeos para explicar todos estes detalhes em cada setor da bike.

Neste primeiro vídeo, iremos falar sobre os garfos, avanços e caixas de direção, com suas variações.

Garfos

Nas bikes antigas ou de entrada, o modelo Standard é o mais encontrado. Estes garfos rígidos e até suspensões possuem espigas (tubo do garfo) com rosca, e a medida no diâmetro do tubo é 1 polegada (25,4mm). É raro encontrar garfos Standard com espiga lisa (sem rosca), versão para mesas Ahedset.
A grande maioria das bikes (MTB, Road Bikes e Urbanas) utilizam garfos Oversize, esses garfos e suspensões com espigas lisas ou com rosca tem aproximadamente 29 mm no diâmetro externo do tubo.

img-Tipos-de-Grafos_de_Bicicleta

Conheça aqui as medidas mais comuns dos garfos.

img-Garfo_Tapered_Medidas

Os modernos garfos Tapered (espiga cônica) são mais reforçados na parte de baixo, local onde as pancadas na frente da bike transferem mais força.

Os garfos com espigas cônicas (Tapered) surgiram inicialmente nas MTB com quadros de carbono, e hoje é possível encontra-los também nos quadros de alumínio e Cromo-molibdênio. Seja em suspensões ou garfos rígidos, essas espigas lisas (para avanços Aheadset) possuem medidas diferentes, em cima 1-1/8, em baixo 1.5 polegadas. Atualmente é possível encontrar modelos de Road Bikes com garfos de espiga cônica nas medidas 1-1/8 x 1-1/4 de polegada.

Avanços

Os avanços ou “mesas” são encontrados para garfos com rosca ou espiga lisa (Aheadset), nas medidas Standard e Oversize. Os avanços de fixação interna na espiga do garfo ou suspensão nas medidas Standard ou Oversize utilizam uma peça chamada Spander, elas tem um “pescoço” longo com uma ponteira chanfrada a 45º ou uma bucha que se desloca para cima quando apertamos o parafuso no alto do avanço, fazendo-o travar dentro do garfo. Essa antiga solução é bastante segura mas não imobiliza completamente o giro do avanço dentro do garfo, pois com um pouco de força no guidão, é possível desalinhar a frente da bike.

img-Caixa-de-Direcao_Standard_Spander

Avanços com Spander são instalados no interior da espiga do garfo, ao contrário dos modelos Aheadset, que vão no lado externo da espiga.
img-Avancos_BMX_MTB

Avanços Aheadset são são mais seguros e leves que os modelos com Spander (ao fundo).

Avanços Aheadset são a evolução dos avanços com Spander, eles são fixados no lado externo da espiga do garfo, que deve ser mais alta que nos garfos com rosca. Neste sistema os avanços tem maior diâmetro e é possível realizar um aperto bem maior sem sobrecarregar as peças. Fora o sistema de aperto lateral, esses avanços utilizam tampas superiores que a comprimem contra a caixa de direção, tirando a folga com facilidade.

img-Estrelinha_na_Espiga_Aheadset

A tampa dos avanços Aheadset tem a função de tirar a folga da caixa de direção deste modelo, pois ao apertar o parafuso, a caixa é comprimida pelo avanço de forma gradual.

img-Estrelinha_na_Espiga_Aheadset_02

Com desenho apropriado e medidas exatas, as estrelinhas descem pela parede interna da espiga mas não voltam, permitido o aperto da tampa do avanço.

Para apertar esse parafuso superior da tampa, são utilizados sistemas expansivos dentro da espiga ou as “estrelinhas”, finos discos de aço paralelos, que se cravam na parede interna da espiga, permitido o aperto.

Caixas de direção

Caixa ou jogo de direção é o componente responsável pelo giro leve e sem atrito do garfo no quadro, elas podem usar colares de esferas ou rolamentos. As caixas de direção “externas” são encontradas na versão Rosca com medidas Standard e Oversize, ou versão Aheadset, também com medidas Standard e Oversize. A caixa de direção Integrada tem medida Oversize e fica embutida no quadro, o modelo Tapered (cônica), é encontrado nos modelos com caixas internas ou externas.

img-Caixas-de-Direcao_para_Bicicletas

Conheça aqui os principais tipos de caixas de direção.

img-Caixa-de-Direcao_Standard_Rosca

Caixa de direção Standard “rosca”.

img-Caixa_de-Direcao_Standard_Aheadset

Caixa de direção Standard “Aheadset”.

img-Caixa_de-Direcao_Oversize

Caixa de direção Oversize “Aheadset”.

img-Caixa_de_Direcao_Integrada

Caixa de direção Oversize Integrada “Aheadset”.

img-Caixa_de-Direcao_Tapered_Aheadset

Caixa de direção Tapered “Aheadset”.

Incompatibilidades

Na hora de fazer um upgrade na bike, como colocar uma suspensão em uma bike rígida, surge a dúvida. É impossível misturar as peças, não dá pra colocar uma suspensão Oversize em um quadro Standard, pois a espiga da suspensão é larga demais para esse quadro, não caberia as caixas de direção!

Ao contrário também não dá (garfo Standard no quadro Oversize), mas algumas adaptações até são possíveis, mas não recomendamos! É o caso dos adaptadores para garfos com rosca, permitindo o uso de avanços Aheadset.

img-Garfo-e-Quadro_Standard

Garfo e quadro na medida Standard – há espaço para instalar a caixa de direção.

img-Quadro_Standard_Garfo-Oversize

Garfo Oversize no quadro Standard – mesmo que o tubo entre, não sobra espaço para as caixas de direção, impedindo o correto funcionamento.

A peça é parte do sistema antigo (Spander), prolongando o tamanho da espiga, permitindo instalar avanços Aheadset mantendo as caixas de direção com rosca. Esta adaptação para garfos Standard e Oversize tem pelo menos 2 inconvenientes: Não é possível tirar a folga do garfo com facilidade, como acontece no sistema Aheadset, e a fixação dos avanços dentro da espiga é deficiente, conforme descrevemos no item “avanços” acima.

img-Adaptador_rosca_para_Aheadset

Os adaptadores de garfos “rosca” para “aheadset” não fazem um bom trabalho, eles não apertam com firmeza, permitindo que a peça gire dentro do garfo, desalinhando a frente da bike.

Uma boa caixa de direção com rosca pode ser muito eficiente, e existem até modelos em alumínio anodizado e com rolamentos, mas cada componente deve ser usado conforme as especificações dos fabricantes, sem gambiarras e sem surpresas desagradáveis durante o uso.

Bom Pedal!

Agradecimentos a Joytech e Ciclo Vila Isa.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

2 Comentários

  1. Parabéns pelo bom trabalhar edu,sou de recife tenho uma Monark original qual garfo de suspensão serve pra ela?aro 26 normal com rosca da espiga de uma polegada,me ajuda aí, obrigado.

  2. Olá!! Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação do ciclismo. Por causa de vocês voltei a pedalar depois de 30 anos.

    Sugiro uma matéria sobre as recumbent bikes (bicicletas reclinadas) que não são populares no Brasil. Mas quando vi uma me apaixonei… rss.

    Abraço e continuem com este excelente trabalho.

    Att.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter