Benefícios da bike para idosos

Benefícios da bicicleta para os idosos.

A atividade física regular traz inúmeros benefícios para a nutrição e para a saúde das pessoas idosas, por isso, se você tem mais de 60 anos, considere a possibilidade de pedalar com uma maior frequência!

Benefícios da bike para idosos

Com o aumento da energia requerida para a pedalada, há um consequente incremento na ingestão de alimentos, o que proporciona um melhor estado nutricional pelo consumo de nutrientes: calorias, proteínas, vitaminas e minerais.

E ocorre também aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal, principalmente se a alimentação estiver bem equilibrada.

A maior ingestão de proteína aumenta a massa muscular em idosos que fazem regularmente exercícios de resistência. Por isso, pedale mais e consuma uma maior quantidade de alimentos ricos em proteína, como: carnes, frango, peixes, ovos, leite e derivados, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja).

Tente incluir pelo menos um destes alimentos em cada refeição ou lanche realizado durante o dia. Complemente as refeições com alimentos ricos em carboidratos, como cereais integrais, massas, batatas, mandioca; além de frutas, verduras e legumes.

E não se esqueça de se hidratar bem!

A garrafinha de água deve ser sua companheira durante a pedalada, e nunca vá fazer atividade física em jejum.

Uma refeição interessante para fazer antes de pedalar é uma banana amassada com aveia, e 1 copo de leite ou iogurte.

Depois de pedalar, pode-se consumir, por exemplo: torradas com queijo branco e Peito de Peru, e 1 copo de suco de fruta.

Idosos pedalando

O comitê de exercícios e reabilitação cardiovascular da Associação Americana do Coração confirma a ideia de que exercícios com bicicleta, se praticados diariamente, podem gerar benefícios em longo prazo, diminuindo os riscos de doença cardiovascular. A diminuição das taxas de gordura corporal, atingida com a contribuição dos exercícios frequentes, também é fator importante associado à diminuição dos riscos cardiovasculares.

Mesmo que moderado, o exercício frequente melhora a condição cardiovascular e diminui a fadiga dos idosos. Uma pessoa de 70 anos, com o exercício constante, pode chegar a uma capacidade aeróbica semelhante a um indivíduo sedentário de 30 anos de idade. No entanto, nenhum programa de exercício deve ser iniciado sem avaliação e supervisão médica.

Alterações metabólicas, como o aumento do glicogênio muscular, uma consequente maior sensibilidade dos tecidos à ação da insulina, e uma melhora da habilidade de se metabolizar a glicose do sangue, são outras vantagens associados ao ciclismo praticado frequentemente por pessoas idosas.

Além de todas essas condições de saúde, o exercício físico libera na corrente sanguínea substâncias chamadas endorfinas, responsáveis por uma sensação de bem estar geral. Recentes estudos descrevem efeitos benéficos da prática esportiva no combate à depressão, comparando-a até com o efeito de alguns medicamentos antidepressivos muito utilizado por idosos.

Para os que desejam mais informações sobre o assunto, leiam o meu livro:
Dietbook Terceira Idade – Tudo o que você deve saber sobre alimentação e saúde depois dos 60 anos. São Paulo: Editora Mandarim – Grupo Siciliano, 2001

Um abraço.

<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter