Pneus saindo do aro

7 Min Read

O que fazer quando o pneu fica torto ou sai do aro enquanto você está enchendo?

Pode parecer estranho, mas isso acontece mesmo, infelizmente não é um fato tão raro assim, e esse problema está na maioria das vezes relacionado aos pneus com talão de arame, os modelos em kevlar parecem folgados, são fáceis de montar e desmontar mas se comportam bem nos aros em quanto enchemos!

img-Pneus_Saindo_do_Aro_01
Pneus com arame no talão são mais duros, e em alguns casos tem mais dificuldade em se ajustar a borda do aro, já o talão em Kevlar é muito flexível, fácil de ajustar com as mãos se necessário.

Sua bike está parada a algum tempo, você resolve dar uma volta, começa encher os pneus e de repente a câmara de ar sai, ou mesmo explode. Quando a gente vê a tempo, ainda dá pra salvar, esvazia ela rapidinho, ajeita tudo de novo e recomeça, mas para muita gente, o que seria um ótimo passeio acaba ali mesmo!

img-Pneus_Saindo_do_Aro_02

Em alguns casos, o pneu é bem folgado no aro, quando ele esvazia, descola das laterais do aro e o vão aparece, se você não observar isso, a câmara pode sair aos poucos por esse vão e explodir, isso já me aconteceu mais de 1 vez.
Neste caso, é preciso deitar a bike e colocar um pouco de ar na c6amara para o pneu dar uma centralizada antes de encher completamente, e as vezes é muito difícil saber onde está o defeito, no pneu ou no aro!

img-Pneus_Saindo_do_Aro_03
Quando o pneu esvazia, os talões de um lado e do outro se aproximam e ficam no centro da cavidade do aro, aumentando a folga entre pneu e aro na parte de cima da roda.

img-Pneus_Saindo_do_Aro_04

img-Pneus_Saindo_do_Aro_05
Para evitar que o pneu saia do aro, coloque um pouco de ar na câmara com a roda ou bike deitada, assim o pneu não fica fora do lugar. Após rápida inspeção, completa a calibragem.

Esse tipo de pneu também pode ficar fora de centro enquanto estamos enchendo, e ele fica pulando ao rodar, se você pegar uma rua com asfalto bom dá pra sentir. Se você já sabe que o seu está assim, a dica é colocar um pouco de ar e tentar melhora o encaixe dele no aro, e a primeira coisa a fazer é empurra o bico para dentro, porque muitas vezes é ele que impede que o pneu vá pro lugar certo!
Dá pra acompanhar a posição certa observando essa linha fina, que é o limite do encaixe, ela deve ficar aparente e bem paralela a borda do aro, se ela desaparecer em algum ponto coberta pelo aro, o pneu vai ficar torto e pulando!

img-Pneus_Saindo_do_Aro_06
A linha que fica próxima a borda do aro é boa referência para saber se o pneu irá ficar torto, ela deve se manter bem paralela ao aro.
img-Pneus_Saindo_do_Aro_07
Um dos motivos do pneu ficar torto no aro é bico da câmara de ar, quando está muito para fora, a câmara segura o pneu naquela região, impedindo que ele se expanda por igual na roda.

Quando ele estiver na posição, você pode completar o serviço enchendo o resto, e se você estiver usando um compressor e o ar entrar de uma vez e em grande volume, fica difícil fazer esse ajuste, coloque ar aos poucos ou use algum lubrificante para ele não prender em nenhuma parte do aro e conseguir se expandir corretamente, o sabonete é um bom lubrificante para isso!

img-Pneus_Saindo_do_Aro_08
Para o pneu se encaixar melhor no aro durante a calibragem, passe sabonete molhado na borda do pneu (talão), assim ele desliza para o local certo.

Se você tem um pneu que fica saindo facilmente do aro, tem um truque que pode resolver! Se a folga é moderada, entorte um pouco o arame do talão, faça isso a cada 10cm. Se a folga for muito grande, cada 5 ou 6cm, e não precisa entortar muito o arame em cada dobra, o resultado é um zig-zag no talão. Essa é uma forma de diminuir o diâmetro do pneu para ele fique preso no aro.

img-Pneus_Saindo_do_Aro_09
Quando o pneu tem talão com arame, dá para diminuir seu diâmetro fazendo um “zig-zag” com um alicate, assim ele não escapará do aro com facilidade.
img-Pneus_Saindo_do_Aro_10
Esse zig-zag não estraga o arame do pneu, e com o tempo e pressão constante ele pode desaparecer, aí você terá que fazer isso novamente.

Depois de um tempo e com a pressão constante do ar, cada dobra dessa diminui, e se você abrir muito esse pneu, as dobras vão sumindo, e você terá que fazer isso outra vez!

NÃO ENTRA NEM SAI
E quando o pneu não quer entrar no aro, e quando entra, ninguém consegue tirar? Em alguns casos tem até que cortar o pneu e o arame para ele sair, e nesse caso, é melhor usa-lo até ficar careca!
No BMX, Biketrial e Downhill já tive muitas dificuldades desse tipo ao longo da minha carreira, era tão difícil colocar o pneu no aro que agente rezava todo dia pedindo para ele não furar, porque já sabia da canseira que iria tomar para abrir e remendar a câmara, algumas vezes chegava a quebrar as espátulas de tanto tentar retira-lo.

img-Pneus_Justo_no_Aro_11
Pneu muito justo no aro dá ainda mais trabalho, é bem difícil para montar e impossível de abrir, quem tem sabe o trabalho que dá para remendar uma câmara furada.

Infelizmente para isso não tem truque, o importante é usar algum lubrificante como o sabonete, espátulas resistentes, fazer muita força e torcer para não furar a câmara durante essa operação.

Bom Pedal!

Share This Article
Leave a Comment