Dá para pedalar no parque mesmo sem ter bicicleta, alugar uma é bem fácil!
A ideia de ir pedalando de casa até o parque ou mesmo levar a própria bicicleta no carro pode ser difícil para muitos ciclistas. Outros simplesmente não tem bicicleta, mas querem pedalar.
Pra tirar todas as suas dúvidas sobre como alugar uma bike e se comportar com ela dentro do parque, fomos até o Ibirapuera aqui em São Pulo. Ele é um dos 10 melhores parques do mundo e conta com uma ciclofaixa interna com 3Km de extensão.
Alugar uma bike é muito simples e custa a partir de R$5,00 a hora, e na primeira locação você tem que trazer o RG, CPF ou CNH originais com foto recente e um comprovante de endereço para o pessoal fazer o seu cadastro e facilitar sua vida nas próximas locações, quando você precisará informar apenas o número do seu CPF.
Todos tem que assinar um contrato simples, ele contém informações e regras importantes sobre a locação, você fica com uma via e eles com a outra, no final é só apresentar sua via ao funcionário que race as bikes de volta.
As tendas para locação das bicicletas ficam próximas ao portão 3 do parque do Ibirapuera.

Eles tem disponíveis bikes individuais, triciclos individuais e triciclos família que também devem trafegar pela ciclovia e são específicos para idosos ou deficientes físicos.

Você se cadastra e escolhe a bike, o próximo passo é pegar o capacete ou usar o seu, e retirar a bicicleta com o pessoal, que vai ajustar a altura do selim e fazer as últimas checagens.
A partir do momento em que você subiu na bike, a responsabilidade por ela e pela condução dela é toda sua, e para que não ocorram acidentes, siga todas as normas e também as leis do parque.
Empinar a bike? Nem pensar, resista à tentação! Elas não foram feitas pra isso e nem para qualquer outro tipo de manobra, tem um aviso no quadro alertando.
Correr ou apostar corrida dentro do parque? Também não pode, imagina se você atropela alguém, uma criança ou um idoso? Dor de cabeça pra todo mundo. O importante é você curtir o pedal com consciência e respeito, o limite de velocidade na ciclofaixa interna do parque é de 20Km/h.

Na pausa para o xixi a bike ficou largada! Não é uma boa idéia, caso a bike seja roubada, lembre-se que você é responsável por ela, então nunca deixe a magrela encostada por aí sem a sua supervisão nem a empreste para outra pessoa.

Respeite os pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores, etc. Há faixas para travessia espalhadas por todo o parque, dê passagem, seja gentil, pedale sempre na ciclofaixa e não fora dela para evitar atropelamentos. Lembre-se, o parque é de todos e saber compartilhar o espaço é fundamental.

Funcionários estão por todo parque orientando os ciclistas e também prestando suporte. Por exemplo, se a sua bike alugada apresentou algum defeito ou furou um pneu aqui dentro do parque, não precisa voltar empurrando até a base, basta ligar no número da sua cópia do contrato e um funcionário virá até você para substituir a bike e dar um acréscimo no tempo que você ficou parado sem pedalar.


Capacete e cadeirinhas para bebês são cortesia da empresa, é só pedir e um funcionário disponibiliza o capacete pra você e para a criança. Já as cadeirinhas devem ser instaladas apenas pelo funcionário qualificado e com a presença da criança para avaliação do peso dela. Eles ajudam a coloca-la na cadeirinha prendendo ao cinto de segurança e colocando o capacete nela. O cinto deve permanecer afivelado durante todo o período de uso da bike. Não sabe andar de bicicleta? De segunda a sexta um funcionário pode te ajudar a aprender. Ainda não sabe usar as marchas da bike? Assista o vídeo da Pedaleria para aprender ou peça uma bike sem marchas na hora da locação.
https://www.youtube.com/watch?v=oytMl0vT2B8

Respeitando as regra e as recomendações do pessoal, sua diversão está garantida!
Bom Pedal!