Segurando a barra

A barrinha de cereal pode ser uma boa opção de alimento fonte de energia, para carregar na bolsa e ser consumida como um lanchinho intermediário, principalmente para quem não tem muito tempo para um lanche antes de sair para pedalar. Elas são fontes de carboidratos, e fornecem energia para manter a saúde e o bom desempenho durante atividades físicas.

Segurando a barra com a barrinha de cereal

Existem diversas marcas, tipos e sabores de barrinhas de cereais, o que pode causar um pouco de confusão na hora de escolher o melhor em termos nutricionais. As melhores são as mais ricas em fibras (pelo menos 2 gramas), que contêm frutas ou sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), estas últimas também fonte de gordura de boa qualidade.

Segurando a barra com a barrinha de cereal
São muitos tipos e marcas diferentes no mercado. Aqui temos Nutry, Trio, Bio2 e Agtal

A informação nutricional contida no rótulo é a forma mais fácil de comparar um alimento com outro e, assim, fazer escolhas corretas. Você pode, por exemplo, comparar barras de cereais de diferentes marcas e escolher aquela que tem menos açúcar, gordura total, gordura saturada e colesterol e que, apresente boa quantidade de fibras.

Segurando a barra com a barrinha de cereal - Informações nutricionais
As informações nutricionais podem ser encontradas também nas embalagens individuais.

Os rótulos têm que apresentar informações nutricionais na quantidade que podemos consumir, e além disso, mostrar quanto aquela porção de alimento contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o Percentual de Valor Diário – %VD (o quanto em percentual a porção do alimento contribui para atingir todos os valores diários).
Importante: a lista dos ingredientes encontra-se sempre em ordem decrescente de quantidade. Desta forma, o nutriente que aparece em primeiro lugar nesta lista, é o que está em maior quantidade no produto.

Segurando a barra com a barrinha de cereal - Bio2
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Bio2 aberta
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Agtal
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Agtal aberta
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Nutry Light
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Nutry Light aberta
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Trio
Segurando a barra com a barrinha de cereal - Trio aberta

E as barrinhas de proteína?  São fonte de proteína, muitas vezes utilizadas para repor a necessidade deste nutriente após a atividade física.

São feitas com doses importantes de proteína (a partir de 9g por porção), importante para ser ingerida após um maior desgaste muscular, e que confere ao produto uma maior sensação de saciedade.

Mas fique atendo a quantidade de açúcar e gordura, dê preferência as barrinhas com menos de 2g de gordura saturada e zero de gordura trans.  Evite aquelas em que o açúcar é citado em primeiro lugar na lista de ingredientes.

Barrinhas de proteína
As barrinhas de proteínas servem para um pós treino mais pesado. Aqui temos a VO2 e a Protein Bar.
Segurando a barra com a barrinha de proteína - VO2
Segurando a barra com a barrinha de proteína - VO2 por dentro
Segurando a barra com a barrinha de proteína - Protein Bar
Segurando a barra com a barrinha de proteína - Protein Bar aberta

A vida saudável do ciclista também depende do que ele come, então, atenção redobrada na barrinha de cereal.

<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter