A barrinha de cereal pode ser uma boa opção de alimento fonte de energia, para carregar na bolsa e ser consumida como um lanchinho intermediário, principalmente para quem não tem muito tempo para um lanche antes de sair para pedalar. Elas são fontes de carboidratos, e fornecem energia para manter a saúde e o bom desempenho durante atividades físicas.
Existem diversas marcas, tipos e sabores de barrinhas de cereais, o que pode causar um pouco de confusão na hora de escolher o melhor em termos nutricionais. As melhores são as mais ricas em fibras (pelo menos 2 gramas), que contêm frutas ou sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), estas últimas também fonte de gordura de boa qualidade.
A informação nutricional contida no rótulo é a forma mais fácil de comparar um alimento com outro e, assim, fazer escolhas corretas. Você pode, por exemplo, comparar barras de cereais de diferentes marcas e escolher aquela que tem menos açúcar, gordura total, gordura saturada e colesterol e que, apresente boa quantidade de fibras.
Os rótulos têm que apresentar informações nutricionais na quantidade que podemos consumir, e além disso, mostrar quanto aquela porção de alimento contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o Percentual de Valor Diário – %VD (o quanto em percentual a porção do alimento contribui para atingir todos os valores diários).
Importante: a lista dos ingredientes encontra-se sempre em ordem decrescente de quantidade. Desta forma, o nutriente que aparece em primeiro lugar nesta lista, é o que está em maior quantidade no produto.
E as barrinhas de proteína? São fonte de proteína, muitas vezes utilizadas para repor a necessidade deste nutriente após a atividade física.
São feitas com doses importantes de proteína (a partir de 9g por porção), importante para ser ingerida após um maior desgaste muscular, e que confere ao produto uma maior sensação de saciedade.
Mas fique atendo a quantidade de açúcar e gordura, dê preferência as barrinhas com menos de 2g de gordura saturada e zero de gordura trans. Evite aquelas em que o açúcar é citado em primeiro lugar na lista de ingredientes.
A vida saudável do ciclista também depende do que ele come, então, atenção redobrada na barrinha de cereal.
0 comentários