Quem gosta de bicicleta seguramente irá gostar desse móbile tipo sino de vento, ele é feito com peças de bike. Essas peças usadas você pode ter em casa ou conseguir nas oficinas do seu bairro.
O que é preciso?
Para montar um desses você vai precisar de uma peça maior, como uma coroa, engrenagem grande ou um disco de freio para iniciar o trabalho. Consiga também um cassete (aquele conjunto de engrenagens que vai encaixado no cubo traseiro), ele pode ser de road bike, mas de mountain bike é melhor, pois os cogs (discos) são maiores.
Fios de nylon ou linhas metálicas de pesca e seus terminais para arremate (pequeno tubo por onde passa o fio de pesca) serão necessários para juntar tudo. Você pode usar niples de aço ou de alumínio se preferir. Um pouco de arame e outras peças plásticas como tampas de garrafas podem ser necessárias para formar um suporte bem elaborado.
Monte o móbile pendurado desde o início, isso facilita determinar o comprimento de cada fio, a altura que cada disco irá ficar, pois eles precisam se tocar para produzir o som metálico característico dos sinos de vento.
Você pode utilizar cabos de aço de câmbio para fazer a parte de cima, que pode ser mais rígida quanto ao movimento, e pedaços de corrente de bike para o pêndulo central.
O modelo que vamos usar de exemplo utiliza um cassete MTB (de 11 a 34 dentes), onde o cog maior irá servir de base para saída dos outros cinco discos ao redor e um ao centro.
Para fazer o gancho por onde se pendura o móbile você pode optar por um pronto, comprado em casas de parafusos ou depósito de materiais de construção, ou fazer o seu com arame. Para ter uma peça com aspecto mais uniforme, utilize por exemplo uma tampa plástica de garrafa para ser o ponto de saída do gancho e das hastes que irão segurar o disco maior. Ela tem que ter pelo menos 3 pontos de partida (furos). Marque a tampa com caneta, distribuindo os pontos de partida e gancho, e fure com broca ou um prego/arame quente. Nesse ponto, o arremate do cabo pode ser o niple de raios amassado para prender o fio. Capriche na instalação de cada haste para que o móbile não fique torto (todas do mesmo tamanho).
Para prender cada haste (fio de nylon, aço ou cabo de câmbio) faça uma volta com um laço aberto, passando as duas partes pelo terminal de fio de pesca ou niple de raios, e amasse para prender.
Agora, para fazer a instalação dos discos ao redor da peça maior, distribua cada saída (pelo menos 5) pegando como referência alguma peça ou embalagem com essa quantidade de lados. Eu desenhei um pentágono a mão, cortei e marquei com caneta onde sairá cada fio, portanto, esse móbile terá 5 pingentes ao redor e1 no centro. Repita a operação do laço fixo com niple em todas as peças, em cima e em baixo.
Para finalizar, fixe no centro da tampa (por dentro) o 6º fio, que sustentará o pingente central, um pequeno pinhão (o menor) e um pedaço de corrente para dar peso.
Pronto, você criou uma peça bonita, decorativa, que vai bem na sua sala ou oficina, varanda ou escritório, uma peça que prova seu amor pelas magrelas e sua habilidade em aproveitar peças que mesmo usadas, ainda são bonitas.
Ahh, também é um ótimo presente com baixo custo. Peças de bike você encontra a rodo e seu presenteado vai ficar surpreso com o que você fez; aproveite e conte que foi na Pedaleria. rsrsrs
Boa montagem!
0 comentários