Blocagens para cubos com eixo de 15mm

Os cubos e blocagens dianteiros com eixo de 15mm são bem diferentes dos convencionais (9mm), pois não possuem a porca solta da blocagem para fazer o ajuste de aperto, e quando fechadas, podem ficar fora da posição desejada.

img-Blocagem_Fora-de-Lugar

Nesta posição a alavanca de blocagem fica saliente e desprotegida, a posição ideal é voltada para trás.

Quem tem suspensões dianteiras Fox ou Rock Shox e garfos rígidos com eixo de 15mm pode ajustar a posição final (de aperto) da blocagem de roda, ou modificar esta posição onde a blocagem esta parando, já que nessas suspensões e garfos a rosca do eixo é fixa na gancheira da canela ou em um dos lados do garfo, e não utiliza a contra porca “ajustável” como no caso dos eixos de 9mm.

img-Blocagens_Fox_Rockshox

Blocagens da Fox e Rock Shox, iguais nas medidas mas diferentes no ajuste fino.

 

img-Orbea

Os garfos rígidos em carbono ou alumínio que utilizam eixo 15mm seguem as mesmas regras para ajuste da blocagem.

img-Blocagem_Comum

A blocagem comum (eixo 9mm) possui porca solta para ajustar o fechamento.

 Garfo Fox

No caso das suspensões Fox, a “porca” que segura o eixo é ajustável, e pode ser reposicionada em 18 modos diferentes. Olhando a canela do lado direito da Fox podemos notar que próximo ao ajuste de rebound existe uma porca especial com entalhes e números presa por um pequeno parafuso Allen 2,5mm. Se sua blocagem está fechando em uma posição indesejada, solte esse Allen e escolha outra posição para a porca, usando como referência os números que marcam as posições.

img-Tirando_Allen_Fox

Para mudar a posição de fechamento da blocagem de roda na suspensão Fox, desmonte a fixação da porca na lateral.

img-Fox_Desmontados

Mudando a posição da porca na indicação numérica, a blocagem fecha em outras posições de aperto.

img-Legendas_Pecas_Fox2

Aqui você identifica cada parte do sistema de blocagem de roda da suspensão Fox.

Pode acontecer da alavanca da blocagem ficar para frente, para baixo ou até mesmo sobre a canela da suspensão, ficando difícil de soltar quando está fechada (não há espaço para os dedos). Se buscarmos outra posição sem fazer esse ajuste na porca, corremos o risco de deixar o eixo solto ou apertado demais, ficando impossível bascular a alavanca para que a  blocagem feche com a pressão adequada. Com paciência e algumas montagens e desmontagens do sistema você coloca o fechamento da blocagem no ponto que deseja.

img-Blocagem_na_Canela

Quando a blocagem fecha na direção da canela da suspensão fica difícil soltá-la, não há espaço para os dedos.

 

img-Blocagem_nao_Fecha

As vezes a posição ideal de fechamento já está com muito aperto, tornando impossível bascular a alavanca por completo.

Garfo Rock Shox

O eixo 15mm da Rock Shox possui outro tipo de ajuste, um parafuso Allen 2,5 dentro do próprio eixo, acessado pela frente da alavanca da blocagem. Se a alavanca está parando fora da posição desejada, faça o ajuste soltando ou apertando esse parafuso, modificando o ponto onde ela dava o aperto, assim você poderá rosquear mais ou menos o eixo antes de bascular a alavanca.

img-Ajuste_Rockshox

O ajuste de fechamento da blocagem de roda na suspensão Rock Shox é feito através de um parafuso Allen no interior do eixo.

Garfos rígidos

Os garfos rígidos de carbono ou alumínio utilizam estes eixos ou modelos similares, tendo sempre algum dispositivo que permita seu ajuste, modificando sua base de apoio no aperto final.

img-Ajuste_Rockshox_Montado

Com a blocagem meio solta, ajuste o parafuso Allen (mais ou menos aperto) de acordo com o fechamento desejado

Se você for alterar o fechamento da sua blocagem para eixo 15mm, vá com calma, fazendo pequenos ajustes e verificando se é o suficiente, conferindo periodicamente o aperto destes pequenos parafusos Allen, assim você irá desfrutar da tecnologia e das soluções criadas para facilitar sua vida sem o risco de danificar a peça ou o garfo/suspensão.

Bom pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter