Tirando as manoplas sem suar

Retirar as manoplas da bike não é tarefa fácil, principalmente se for o modelo convencional, sem aqueles anéis com parafusos que facilitam muito o serviço.

Na hora de fazer a manutenção nos comandos de mão (manetes de freio e alavancas de mudança), trocar o guidão, instalar bar ends ou trocar as manoplas tradicionais, essa peça de borracha é tão grudenta que dá um trabalhão para soltar, principalmente se for antiga, torce, gira, puxa, e as vezes enrola a danada, que chega a sair do avesso depois de uma briga suada!

Nas lojas e oficinas, um compressor com bico soprador resolve a parada rapidinho. Mas em casa, como fazer?

Como fazer em casa?

Trocando manoplas
É bem simples, enfie uma chave de fenda fina entre o guidão e a manopla, com cuidado para não riscar a peça. Avance com ela o máximo que puder, na sequência, utilizando uma seringa ou uma tampinha de álcool jogue um pouco do produto e gire a chave percorrendo toda área da manopla.

Pronto, agora fica fácil girar e retirar a manopla. Você pode usar água no lugar do álcool, a desvantagem é o tempo que pode demorar para secar, pois mesmo passando um pano por dentro da manopla, ela vai girar por um tempinho depois de instalada.

Agora fica fácil fazer a manutenção ou instalar acessórios, deixando pra suar nos treinos, não na hora de tirar suas manoplas.

Bom pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post