Com medo do pedal de encaixe?

Dicas sobre o pedal clip.

Para muitos a salvação, para outros o medo. Andar com os pés presos aos pedais não é novidade, isso acontece a várias décadas no ciclismo. Tudo começou com o firma pé, uma espécie de suporte com correias, que instalado nos pedais, permitia que o ciclista mantivesse seus pés presos aos pedais, para aplicar força de recuperação na pedalada (puxar um pedal para cima enquanto o outro desce). O sistema se mostrou eficiente, pois o ciclista mantinha os pés na posição correta e pedalava com os dois pés ao mesmo tempo.

Na década de 80, fabricantes de esqui desenvolveram o pedal clip, um pedal menor, que utiliza uma pequena trava (taco) preso ao calçado. Com os dois pés presos aos pedais os ciclistas podem aplicar mais força na pedalada, tanto empurrando o pedal para baixo, quanto puxando-o para cima e ao mesmo tempo, possível também com os firma pés, porém, com mais praticidade e segurança.

Pedal de encaixe

A solução “pés presos” é boa, pode-se pedalar por muito tempo com total aproveitamento da força aplicada, mas requer atenção e treinamento. Nos pedais de encaixe é preciso girar os pés para desencaixar os tacos, ou “desclipar” como costumamos dizer, e muitos tombos podem ocorrer nos primeiros treinos e trilhas se você não se conscientizar que os pés só saem depois da “giradinha no pedal” e como estamos acostumados a tirar os pés dos pedais para frente ou para trás, muitos sustos e alguns tombos acontecem no início.

Tipos de pedais de encaixe

Sem as sapatilhas (tênis apropriado para pedal de encaixe) e sem firma pé, podemos variar a posição dos pés nos pedais, o que não é bom. Tanto a posição do taco na sola da sapatilha quanto a posição dos pés nos pedais devem ser exatos para não causarem dores, fadiga muscular e perda de eficiência.

Sapatilha para pedal de encaixe

Se você está pensando em pedalar mais forte, este é um bom caminho, logo nas primeiras pedaladas irá sentir que a bike anda mais rápido equipada com esse tipo de pedal, além de estar calçando algo projetado para suas aventuras, seja na cidade ou nas trilhas e estradas.

Dica para os novatos em pedais de encaixe

Em local tranquilo, se apoiando em uma parede por exemplo, encaixe e desencaixe os pés nos pedais várias vezes seguidas e em diferentes situações, lembrando que esses pedais possuem regulagem para soltar os pés com maior ou menor dificuldade, além de um novo tipo de pedal da categoria Sport, que solta a sapatilha girando bem menos os pés, com cerca de 60% da força exigida nos modelos anteriores.

IMG-Sapatilha_MTB_Taco_Pequeno

Nos primeiros rolês utilizando esse tipo de pedal, fique sempre atento as irregularidades do piso, carros que entram nas ruas sem sinalizar, paradas repentinas que tenha que fazer, deixando a regulagem de encaixe/desencaixe bem aberta, para poder desconectar rápido os pés dos pedais sem riscos.

Bom pedal!

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter