Enfrentando subidas e descidas sem descer da bike

Com técnicas simples, subidas e descidas íngremes não assustam mais!

Muitos ciclistas inexperientes, ainda sem preparo físico, desanimam ao se depararem com subidas íngremes e longas, pedalam enquanto a  as pernas aguentam em seguida descem da bicicleta para empurrar.
Mesmo usando as marchas, esse momento pode ser difícil para quem ainda é novato na bike, mas além de escolher a marcha certa, que deve ser proporcional a inclinação da subida, será preciso conhecer as limitações de cada coroa, pois a grande e a pequena, no caso das pedivelas triplas, não devem rodas com todas as engrenagens da roda traseira.

img-Medo_de_Subidas_Marcha
Escolher a marcha certa ajuda! Quando a subida é curta, embalo ou redução resolvem, mas nas longas será preciso reduzir também nas coroas.

Ao enfrentar subidas longas, procure pedalar sentado, cansa menos, desde que o selim esteja na altura certa para você. Se precisar pedalar em pé, antes de levantar-se aumente faça 1 troca de marcha aumentando o peso da relação, pois quando pedalamos em pé aplicamos mais força aos pedais, e a marcha anterior pode ficar leve para esta situação.
Quem usa a bike na cidade pode se programar com antecedência para escolher caminhos que evitem subidas íngremes, ou explorar a região procurando cortar as subidas indesejadas.

Uma dica bastante conhecida para superar subidas com mais facilidade é o zig-zag, técnica que alterna momentos de força e descanso nos pedais. Funciona assim: Após pedalar alguns metros de subida em linha reta, vire para cruzar a rua para o outro lado, assim você terá alguns metros pra pedalar com menor inclinação, sem aplicar tanta força, é uma espécie de descanso sem aparar a bike!

img-Medo_de_Subidas_Zig_Zag
Nas subidas longas, o zig-zag ajuda, ele alterna momentos de pedal forte e de descanso quando interrompemos a subida fazendo pequenas curvas.

Descidas fortes

Existem também os ciclistas que tem receio de encarar descidas fortes, que passam a sensação perder o controle, embalar demais, virar para frente, etc, e principalmente no MTB, essa situação é bem numerosa!
A pesar da descida aparecer de repente te fazendo para para analisar melhor, não retome a partir dessa parada se estiver com medo, dê a volta e venha de longe, seguro do que irá fazer, principalmente se você utilizar pedais clip.
É preciso baixar ao máximo o centro de gravidade do conjunto ciclista/bike, então não enfrente esta situação sentado no selim, desloque seu corpo para trás do selim, próximo a roda traseira da bike, e com relação aos freios, eles devem ser acionados suavemente e por igual (dianteiro e traseiro), sem dar soquinhos nas manetes, fato que deixa o ciclista ainda mais inseguro.

img-Medo_de_Descidas
Se você parou diante de uma descida forte, recue alguns metros antes de recomeçar, principalmente se utilizar pedais de encaixe. É preciso estar bem posicionado e seguro para enfrentar a descida com tranquilidade.
img-Medo_de_Descidas_Como_Frear
Nas descidas, acione os 2 freios por igual e mantenha pressão constante nas manetes, nada de soquinhos nos freios!

Para enfrentar uma descida íngreme longa, até pegar confiança, desconecte a sapatilha do pedal clip pisando os pedais com o meio dos pés, assim fica mais fácil se livrar da bike se algo der errado.
Durante a descida perigosa, a técnica que te livra do susto ou do tombo é fazer uma pequena curva para direita ou esquerda se houver espaço, assim, como no caso das subidas, você interrompe aquele sentido em linha reta, e o chão fica perto, ao alcance de um dos pés caso seja necessário.

img-Medo_de_Descidas_Pe_no_Chao
Se por algum motive tiver que colocar o pé no chão nas descidas fortes, interrompa a descida fazendo uma curva, nesta posição você alcança o chão bem mais rápido.

Todas essas técnicas podem ser usadas na cidade e no fora de estrada, treine elas em locais seguro, de preferência na presença de amigos, momento certo para desafiar seus limites.

Bom pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.