Como tirar a catraca da bicicleta?

Conheça os macetes para tirar a catraca da bicicleta sem usar ferramentas.

A chegada do Cassette facilitou muito a retirada das engrenagens da roda traseira das bikes, pois as catracas são difíceis de tirar, já que a rosca é no sentido da pedalada, e quanto mais pedalamos, mais ela se aperta!
Para retirar uma catraca não é necessário utilizar a chave imobilizado de cassettes, mas as catracas de hoje são retiradas utilizando um soquete muito parecido com o modelo usado nos cassetes, porém com ligeira diferença nos entalhes. Catracas de BMX utilizam soquetes maiores, com 2 ou 4 dentes de encaixe, e nos dois casos é necessário prender a ferramenta em uma morsa e girar a roda no sentido anti-horário. Estas ferramentas foram projetadas para se conectarem a chaves catraca, chave inglesa ou chave fixa, mas a alavanca gerada por estas chaves não é suficiente para soltar as catracas, principalmente nas bicicletas mais antigas, onde o aperto somado a oxidação torna o trabalho bem difícil.

img_Retirando_a_Catraca_Soquete

Hoje, grande parte das catracas pode ser retirada com soquetes especiais.

img_Retirando_a_Catraca_01

Mesmo tendo a ferramenta certa para soltar a catraca, a morsa é indispensável!

Quando a catraca é antiga ou mantém o antigo projeto dos 2 furinhos na tampa, sem a possibilidade de utilizar os soquetes, a ferramenta é outra, uma chave complexa  exigindo que o operador faça 4 ajustes para imobilizar a catraca. Essa ferramenta foi projetada para soltar catracas de diversos diâmetros (número de dentes), e é composta por 2 pinos que se conectam aos 2 furos da tampa, e 2 parafusos ou garras que se fixam a parte externa da catraca (dentes).
Feitos estes ajustes iniciais, e procedimento é o mesmo dos exemplos anteriores, a ferramenta deve ser presa a uma morsa.

img_Retirando_a_Catraca_2_Furos

Catracas com estes 2 furos necessitam outro tipo de ferramenta para serem retiradas.

img_Retirando_a_Catraca_Ferramenta

A tradicional ferramenta de soltar catracas requer 4 ajustes iniciais antes da operação de retirada.img_Retirando_a_Catraca_Ferramenta_02

Um velho truque que aprendi no início do BMX no Brasil, quando tínhamos que substituir uma catraca sem usar nenhum tipo de chave, apenas a morsa. Neste procedimento, é necessário desmontar a catraca abrindo a tampa com os 2 furinhos, retirando todo o conteúdo, esferas, arruelas, macaquinhos, deixando a estrutura interna (castelo) sem nenhuma parte móvel. Agora é só prender esta parte na morsa e girar a roda. Dependendo do aperto da catraca no cubo, essa parte interna pode ficar bem danificada, mas se a idéia é trocar a catraca, tudo bem!

img_Retirando_a_Catraca_Sem_Ferramentas

Para retirar a catraca sem ferramentas, é necessário desmonta-la e prender sua estrutura principal na morsa, mas como isso pode danificar a peça, use esse recurso apenas na substituição de uma catraca.

Antes de colocar a nova catraca, coloque um pouco de graxa na rosca do cubo, isso evita dificuldades futuras na hora de soltar a peça.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter