Instalando um SUPER COG

Aprenda a instalar um super cog em um cassete Shimano Deore

Para adaptar a transmissão da sua MTB utilizando o sistema de coroa única no pedivela, você precisará também de um Super Cog, uma mega engrenagem traseira com 40 ou 42 dentes, tornando possível enfrentar qualquer subida. A Pedaleria te ensina a instalar e de quebra você pode comprar um em nossa loja virtual com um preço exclusivo.

Esse componente foi criado para bikes 27,5 e 29”, que possuam cassete XT ou XTR ou Sram 10 velocidades, mas vamos te ensinar como instalar o Cog em cassetes mais baratos, como o SLX e Deore, assim você economiza uma boa grana caso seu Cassete não esteja desgastado.

img-Cassete_XT

Para Cassetes Shimano XT, XTR e Sram X0, a montagem do Super Cog é muito simples.

A adaptação é fácil e pode ser feita em poucos minutos, bastando remover o Cog 17 com espaçador do seu Cassete e instalar o Cog 40 ou 42 no freehub antes de recolocar os outros Cogs. Com esta mudança você supera subidas íngremes utilizando apenas uma coroa no pedivela, seja ela 30, 32, 34, 36 ou 38 dentes, pois estará sem a coroa menor no pedivela.

img-Pronta_pra_Subidas

Bike “tunada” com o Cog 42 dentes. Perfeito para quem usa coroa única no pedivela.

Quem utiliza coroa única na frente reduz peso removendo as coroas grande e pequena no pedivela com 3 coroas, ou removedo a coroa pequena no pedivela com 2 coroas. Desta forma você elimina também o câmbio dianteiro, alavanca de mudança dianteira, cabo e conduítes, e dependendo do tamanho de sua coroa, haverá aumento do vão livre central (distância da coroa até o chão), facilitando a transposição de obstáculos que normalmente atingiriam pedivela/coroa, veja neste post como fizemos essa mudança.

img-Regime_Orbea_Tunada

Para aliviar peso nesta bike, foram retiradas as coroas grande e pequena, câmbio e alavanca de mudanças dianteira.

E a Coroa?

Este sistema funciona melhor com coroas Narrow Wide, que também temos em nossa loja virtual, aquelas com sequências alternadas de dentes finos e largos, que também são mais altos que os originais pelo fato de não haverem mudanças de marchas dianteiras, evitando a queda de corrente quando pedalamos em piso irregular.

img-Comparacao_Coroas

Repare a diferença de altura dos dentes da coroa original à esquerda (pedivela com 3 coroas) e a coroa única Narrow Wide (à direita), que evita queda da corrente.

Cassetes SLX ou Deore

Para adaptar o Super Cog em Cassetes SLX ou Deore de 10 velocidades será necessário desmontar o Cassete removendo os 3 rebites que imobilizam 8 dos 10 Cogs, fato que não acontece nos Cassetes XT e XTR, que utilizam fixações independentes com 2 e 3 Cogs, ou a maioria dos Cogs soltos no caso da Sram. Veja os detalhes no vídeo.

img-Cogs_Rebitados

Cassetes Deore e SLX apresentam blocos de Cogs com rebites, que para esta adaptação devem ser removidos para liberar o Cog 17 dentes.

A instalação do Cog é muito simples, mas em alguns casos, haverá necessidade de trocar o parafuso que estica a corrente do no câmbio traseiro. Os Super Cogs são engrenagens de grande diâmetro, e irá utilizar todo o curso do parafuso original, sendo necessária a substituição, pois a roldana superior do transportador do câmbio deve ficar entre 5 e 8mm afastada do Super Cog, por isso substituímos o parafuso de ajuste por um M4 x 25mm.

img-Parafuso_Ajuste_Tensao

O parafuso original que tensiona a corrente pode ficar curto para alcançar a nova posição do câmbio, se isso ocorrer, substitua por um 5mm maior.

Corrente

Utilizando coroa única e engatado na primeira marcha (Super Cog), avalie se o transportador de corrente do câmbio traseiro (peça com as roldanas) está voltada para frente, em direção ao pedivela, e se isso ocorrer, aumente sua corrente em 4 links.

img-Posicao_Errada

Quando o câmbio fica nesta posição (voltado para frente) com a corrente engatada no Super Cog, aumente a corrente em 4 elos

img-Posicao_Correta

Esta é a posição adequada do transportador da corrente (peça com as roldanas) quando engatado no Super Cog, voltada para baixo.

img-4_Elos_de_Corrente

Se a corrente ficar curta, inclua 4 elos para aliviar a tensão no câmbio, evitando desgaste antecipado das molas, roldanas e corrente.

Escalonamento de marchas

Para manter o escalonamento perfeito de mudanças de marchas, seria necessário substituir o pinhão 15 dentes original pelo 16 dentes fabricado para estas adaptações, minimizando o salto da troca de marcha do Cog 19 para o 15, já que o 17 foi retirado para abrir espaço para o Super Cog. Com esta substituição, as mudanças ficam mais suaves e progressivas. A Nottable, fabricante do Super Cog brasileiro e parceira da Pedaleria informou que já está em testes o Cog de 16 dentes, tornando a adaptação ainda mais perfeita.

img-Cassete_e_Supercog

O Super Cog é utilizado em bicicletas aros 27,5 e 29” nas modalidades XC (Cross Country), All Mountain e Enduro, facilitando a vida dos bikers que utilizam relações 1×10 e 2×10 e enfrentam subidas fortes sem se cansar ou descer da bike.

Espero que tenha gostado da matéria e não se esqueça de visitar nossa loja virtual para encomendar o seu super cog na cor que melhor combina com a sua bike. Veja também o vídeo que mostra a fábrica da Nottable, de onde saem os cogs e coroas vendidas pela Pedaleria.

Bom Pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer. A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as...

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter