O selim, assento ou simplesmente banco da bicicleta é o primeiro componente relacionado ao conforto que nos lembramos na hora de escolher uma bike, hoje em dia há muita tecnologia envolvida no desenvolvimento de um selim, além de exemplos de design magníficos.
Especialistas em ergonomia trabalham a muitos anos no aperfeiçoamento do selim da bicicleta, a fim de entender e melhorar esse importante componente, afinal, nós ciclistas vamos passar boa parte de nossas vidas sentado nele.
Considerando as diferenças físicas entre cada um de nós, altos, baixos, magros, gordos, com pernas ou tronco longos, é fácil entender que o mesmo selim pode não ser adequado a todos. Estudos anatômicos mostram que os ísquios, ossos que constituem a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados, concentra muita força em pontos específicos, já que o selim apoia apenas uma pequena área, se compararmos ao apoio que uma cadeira oferece, dessa forma devemos escolher um selim que além de bonito e leve também seja adequado ao seu biotipo.
Saiba também que os ísquios femininos são mais largos que os masculinos, e essas medidas podem ser conhecidas ao fazer o Bike Fit (estudo ergonômico capaz de adequar a bicicleta ao usuário). As lojas que realizam o Bike Fit possuem uma régua “assento” que registra a pressão dos ísquios em uma espuma com efeito memória, onde é possível aferir essa medida entre os ossos em centímetros.
Para que o conforto e o desempenho sejam alcançados, observe também se o selim está paralelo ao chão (na horizontal), pois se ele estiver com a ponta para cima exercerá pressão sobre outras áreas, como por exemplo o períneo, que no caso dos homens causa grande desconforto ao pedalar, e por esse motivo vemos hoje uma grande quantidade de selins com um corte ou rebaixo na parte central, local onde o períneo fica apoiado. Para verificar se o seu selim está na posição correta, utilize um nível como o da foto. Você pode improvisar utilizando um pote plástico retangular e transparente com água até a metade e que se apoie no selim da ponta ao final, avalie se a água está alinhada com a boca do pote e pronto; mas se tiver um nível será mais fácil.
Outra informação revelada pelo Bike Fit é a posição do selim no carrinho (peça onde o selim é preso ao canote). Dependendo do seu biotipo, a posição do selim pode ser mais para frente ou para trás, e claro, verifique sua altura. Selim baixo ou fora de posição pode trazer desconforto ao pedalar, resultando em dores e problemas nos joelhos, costas, formigamentos e outros tantos.
Pedale com a bike bem ajustada e use os equipamentos de segurança, seu corpo agradece.
Abraços!