Banco de bicicleta ou selim?

O selim, assento ou simplesmente banco da bicicleta é o primeiro componente relacionado ao conforto que nos lembramos na hora de escolher uma bike, hoje em dia há muita tecnologia envolvida no desenvolvimento de um selim, além de exemplos de design magníficos.

Especialistas em ergonomia trabalham a muitos anos no aperfeiçoamento do selim da bicicleta, a fim de entender e melhorar esse importante componente, afinal, nós ciclistas vamos passar boa parte de nossas vidas sentado nele.

Banco de bicicleta ou selim?

Considerando as diferenças físicas entre cada um de nós, altos, baixos, magros, gordos, com pernas ou tronco longos, é fácil entender que o mesmo selim pode não ser adequado a todos. Estudos anatômicos mostram que os ísquios, ossos que constituem a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados, concentra muita força em pontos específicos, já que o selim apoia apenas uma pequena área, se compararmos ao apoio que uma cadeira oferece, dessa forma devemos escolher um selim que além de bonito e leve também seja adequado ao seu biotipo.

Banco de bicicleta ou selim?

Saiba também que os ísquios femininos são mais largos que os masculinos, e essas medidas podem ser conhecidas ao fazer o Bike Fit (estudo ergonômico capaz de adequar a bicicleta ao usuário). As lojas que realizam o Bike Fit possuem uma régua “assento” que registra a pressão dos ísquios em uma espuma com efeito memória, onde é possível aferir essa medida entre os ossos em centímetros.

Banco de bicicleta ou selim?

Para que o conforto e o desempenho sejam alcançados, observe também se o selim está paralelo ao chão (na horizontal), pois se ele estiver com a ponta para cima exercerá pressão sobre outras áreas, como por exemplo o períneo, que no caso dos homens causa grande desconforto ao pedalar, e por esse motivo vemos hoje uma grande quantidade de selins com um corte ou rebaixo na parte central, local onde o períneo fica apoiado. Para verificar se o seu selim está na posição correta, utilize um nível como o da foto. Você pode improvisar utilizando um pote plástico retangular e transparente com água até a metade e que se apoie no selim da ponta ao final, avalie se a água está alinhada com a boca do pote e pronto; mas se tiver um nível será mais fácil.

Banco de bicicleta ou selim?

Outra informação revelada pelo Bike Fit é a posição do selim no carrinho (peça onde o selim é preso ao canote). Dependendo do seu biotipo, a posição do selim pode ser mais para frente ou para trás, e claro, verifique sua altura. Selim baixo ou fora de posição pode trazer desconforto ao pedalar, resultando em dores e problemas nos joelhos, costas, formigamentos e outros tantos.

Banco de bicicleta ou selim?

Pedale com a bike bem ajustada e use os equipamentos de segurança, seu corpo agradece.

Abraços!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter