Da rua pra terra. Muitas MTB nunca foram pra trilha!
Muita gente tem uma mountain bike em casa mas só pedala na cidade, e isso é prova de que muitos brasileiros escolheram a MTB como sua bike preferida, mas que tal leva-la para a terra?
Pra quem ainda não experimentou, fazer uma trilha, pedalar em estradas de terra é bem diferente do rolê na cidade, a terra segura bem mais a bike, tem mais irregularidades, buracos, costelas raízes, e por aí vai, mas esse é lado mais divertido delas, e não é nada impossível de encarar, mas saiba que o esforço para rodar 10Km na terra equivalem a mais ou menos 30Km no asfalto.
Mas pra fazer isso com segurança e sair satisfeito por ter se divertido, observe as dicas abaixo:
BIKE
Bem revisada, pneus calibrados, freios e câmbios funcionando corretamente. É importante conhecer pelo menos a mecânica básica e manter tudo bem ajustado.
Se a sua suspensão tiver ajustes, deixe ela um pouco mais firme pra não ficar batendo no fundo toda hora, na terra tem mais buracos e ela será mais exigida.
Vai usar o pedal clip na trilha pela primeira vez, ajuste a pressão das molas para ficar mais fácil encaixar e desencaixar os pés dos pedais, e se for firma-pé, mais cuidado ainda, eles são mais perigosos que o pedal clip.
Pedale com a relação limpa e lubrificada, se já chegar na trilha com a relação suja, ela irá ficar ainda pior, e as trocas de marchas serão mais difíceis.
EQUIPAMENTOS
Não esqueça os equipamentos de segurança, capacete bem ajustado, luvas, tênis ou sapatilha e óculos, pois muitas coisas pode acertar seus olhos, terra, pedras, galhos e insetos, se você não puder comprar um óculos específico para ciclismo, use o de segurança, tem uns com formato mais fechado, parecidos com os de ciclismo, e são baratos!
Leve as ferramentas básicas, existem muitiferramentas leves e completas, e quando ela tem a chave de corrente, melhor ainda, pois ficar a pé por causa da corrente quebrada é muito mico! Leve também câmara reserva e bomba, se tiver o kit de remendos, leve também.
Não descuide da hidratação e alimentação, água suficiente para o trajeto, ou a possibilidade de reabastecer no caminho. Se preferir a mochila de hidratação, ótimo, assim você terá terá espaço para os outros equipamentos, ferramentas, barrinhas energéticas, documentos, celular, e avise os familiares onde está indo, e se possível, saia em turma!
NA TRILHA
Vá com calma no início, vá ganhando confiança, reconhecendo o terrenos e respeitando seus limites.
Na trilha você fará mais trocas de marcha, e quando estamos cansados ou desatentos fazemos trocas ríspidas, na hora errada e pedalando forte durante a troca, e isso pode desregular os câmbios, neste vídeo a gente ensina a fazer a troca de marchas perfeita.
Quando o terrenos tem lama, areia, terra solta, cascalho, a bike pode perder tração e até mesmo escorregar, nesta situação esteja pronto para colocar o pé no chão e evitar o tombo, principalmente com pedal clip ou firma-pé, em locais planos e tranquilos, na terra ou na cidade, treine encaixar e desencaixar os pés nos pedais, para decorar o movimento.
Se estiver pedalando em turma, mantenha distância do biker a sua frente, se ele cair, você cai também, mas se isso acontecer, tudo bem, faz parte do esporte e é muito difícil voltar pra casa com o uniforme limpo!
Lembre de parar para se hidratar e comer, aproveite para apreciar a paisagem, isso é Mountain Bike, diversão, saúde e contato com a natureza.
Quem pedala na terra se apaixona e quer voltar toda hora, e com estes cuidados sua aventuras serão muito proveitosas!
Bom Pedal!
0 comentários