Saiba mais sobre o guidão da MTB

4 Min Read

Flat, Riser, Up Sweep e Back Sweep são termos relacionados ao guidão das MTB.

Ao observarmos as mountain bikes notamos que existem diversos tipos de guidões, com alturas e ângulos diversos, curtos, longos, altos ou baixos, e para entender melhor essa questão é necessário conhecer as diversas modalidades do MTB e até o tamanho das rodas, pois as bikes aro 29” por exemplo, utilizam guidões maiores que as bikes 26”, pois é necessário ter mais alavanca para aumentar o domínio da bike, principalmente em trilhas e situações do fora de estrada.
Bikes usadas para passeio e as de Cross Country utilizam guidões menores, entre 54 e 67Cm, considerando até as bike aro 26”, mas  as de All-Mountain, Enduro, Down Hill e Biketrial utilizam modelos bem mais extensos, com até 78Cm de comprimento, pois quanto maior a alavanca, menor é o esforço.

img-Entendendo_os_Guidoes_Tamanhos_01
Modalidades que exigem maior esforço para dominar a bicicleta, utilizam guidões mais extensos.

Hoje temos no mercado vários tipos de guidões, com alturas e curvaturas diferentes permitindo uma série de posturas que atendem usuários e modalidades diferentes. Existem dois termos para descrever os ângulos dos guidões, o Up Sweep é movimento para cima, o quanto as pontas são inclinadas para cima, também conhecido como “quanto ele varre”, e o Back Sweep, que representa o recuo para trás, aquela curvatura suave que possibilita conforto ao segurar no guidão, sem ter problemas nos pulsos, como inflamação de nervos e tendões.

img-Entendendo_os_Guidoes_Up_e_Backsweep
O conforto do Up Sweep ou “curvatura para cima”, é mais notado quando pedalamos em pé, já o Back Sweep “curvatura para trás”, mantém a empunhadura do guidão no ângulo correto.

O guidão pode ser Flat (quase reto), ou Riser (com curvas elevatórias), e existem várias medidas de elevação, que podem ser medidas em centímetros ou em polegadas, de acordo com cada fabricante.
Se o guidão for totalmente reto (sem Back Sweep) a posição dos punhos não é natural, e com um guidão assim o ciclista pode sentir desconforto ao pedalar. É necessário ter essa inclinação para trás, observe a posição natural das mãos, há um pequeno ângulo, ele é voltado para trás quando simulamos a posição de segurar um guidão.

img-Entendendo_os_Guidoes_Posicao_Errada_Maos
Se o guidão for totalmente reto, a posição das mãos é anti-natural, e pode causar lesões.
img-Entendendo_os_Guidoes_Posicao_Correta_Maos
o guidão “Flat” com a correta curvatura combina perfeitamente com com a anatomia de nossas mãos, repare no ângulo em que os dedos saem delas.
img-Entendendo_os_Guidoes_01
Nesta foto, guidões “Riser” com 3, 6 e 9cm de elevação.

Todas essas possibilidades somadas a grande quantidade de modelos de avanços, que também podem ser curtos, longos e em diversos ângulos, torna mais fácil adequar a bike ao seu biotipo, principalmente fazendo o Bike Fit, pois somos todos diferentes, e cada um tem medidas diferentes de tronco e braços.

Ao escolher sua nova bike ou adequar a sua, lembre disso!

Bom pedal!
Agradecimento a Joytech (guidões Promax).

Share This Article
Leave a Comment