Conheça a Condromalacia Patelar

Lesão nos joelho são bastante comuns, mas podem evoluir perigosamente

A condromalacia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, é uma lesão silenciosa devido a falta de vascularização e inervação. A cartilagem é um tecido que “reveste” o osso e que possibilita que a patela possa deslizar sobre o fêmur.
O desgaste ocorre por diversos fatores, mas principalmente pelo desequilíbrio muscular e uma biomecânica inadequada do joelho, quando a patela não permanece alinhada e se mantém lateralizada ocasionando um atrito maior entre a patela e a cartilagem.

img_Desenho_Condromalacia
Repare a perda de cartilagem atrás da Patela, isso é a Condromalacia.

A condromalacia acomete principalmente ciclistas, corredores, jogadores de futebol e tenistas, e é classificada em 4 graus de degeneração.

1 grau: amolecimento da cartilagem

2 grau: fissuras na cartilagem, menores que 1,3 cm

3 grau: fissuras na cartilagem maiores ou igual a 1,3 cm

4 grau: erosões ou perda total da cartilagem podendo expor o osso.

img_Condromalacia_02
A melhor prevenção é o alongamento e o fortalecimento muscular, e consultar-se pelo menos uma vez por ano com um ortopedista.

Os indivíduos que possuem essa lesão relatam principalmente dores ao redor ou abaixo da patela, dor devido a longos períodos sentados como por exemplo no cinema, dificuldade e dor para descer escadas, instabilidade articular e crepitações (sensação de fricção quando colocamos a mão na patela e dobramos a perna).

Nesse caso, a fisioterapia busca estabilizar a lesão, pois não há regeneração da cartilagem, mas se for descoberta cedo, o estrago é minimizado e a condromalacia não se agrava. Os principais objetivos na fisioterapia são a diminuição da dor, alongamento e fortalecimento muscular para reequilibrar a musculatura, permitindo que o atleta retorne ao esporte.
É muito importante realizar alongamento dos Isquiotibiais, quadríceps e trato iliotibial, além do fortalecimento de toda a musculatura da coxa para que haja um equilíbrio muscular e uma biomecânica adequada do joelho.

img_Condromalacia_01
Fortalecimento muscular feito com orientação de fisioterapeutas podem prevenir a Condromalacia.

Antes de praticar qualquer tipo de esporte, é de extrema importância consultar um ortopedista para um diagnóstico concreto e fidedigno.

Bons treinos!

<a href="https://pedaleria.com/autor/flaviaresina/" target="_self">Flavia Resina</a>

Flavia Resina

Flavia Resina é graduada em fisioterapia, Pós graduada em Fisiologia do Exercício, Pós graduada em Fisioterapia Pélvica e com formação em Instrutora de Pilates.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter