Guidões de road bike

Como no MTB, são muitos os tipos guidões para as Road Bikes.

Guidões para Bicicletas de Estrada e Triathlon são cheios de particularidades, são vários tamanhos, diferentes curvaturas, alturas (drop), segmentos retos ou achatados e até materiais de construção.
O bikereporter Cleber Ricci Anderson, especializado em Bike Fit explica no vídeo acima quais são estas diferenças.

Os guiões evoluíram muitos nas últimas décadas e detalhes que antes passavam desapercebidos, hoje são características fundamentais no ajuste e posicionamento do guidão na bicicleta, e tornaram-se fatores que os diferencia.
Fora a largura, o guidão da bicicleta de estrada tem outras medidas importantes, como o Drop, diferença de altura entre a parte de cima, que é reta, para a parte debaixo “curva”. O avanço do guidão “Reach”, é quanto ele é voltado para frente (área onde ficam as manetes de freio).
Quando o guidão tem uma leve curva para trás a partir de sua fixação no avanço (mesa), ele tem Bachsweep, posição mais confortável para a “pegada” superior, posição onde o ciclista segura quando não está pedalando forte.
Não é segredo que todo ciclista deva fazer o Bike Fit, estudo e acerto da bike que a deixa perfeitamente adequada ao biotipo do ciclista. É um trabalho sofisticado, feito geralmente em lojas vendem bikes importadas, e o Fitter saberá indicar e posicionar o guidão, segundo as diferentes necessidades de cada ciclista.

img_Guidao_Road_BIke_Drop

img_Guidao_Road_BIke_Conforto

img_Guidao_Road_BIke_Bachsweep

Quando a modalidade é o Triathlon, o guidão é bastante diferente, o Reach é bem mais longo, e a parte reta costuma ser achatada não só por motivos aerodinâmicos, mas também para receber o Clip, parte central onde os atletas seguram na maioria do tempo mantendo uma postura de corpo bem adiantada se comparada a postura de um ciclista com uma Road Bike. Outro diferencial é que eles apoiam o antebraço em suportes almofadados (conchas), permitindo pedalar grandes distâncias com mais conforto.

img_Guidao_Triathlon_Drop

O guidão aero da esquerda tem pequeno Drop, já o da direita tem grande desnível entre a parte reta superior e as pontas, essa altura é o Drop.

O conjunto guidão (aero bar) e clip possuem inúmeras regulagens e ajustes, e este é apenas um dos detalhes que torna esta modalidade tão sofisticada e exclusiva.

Bom Pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter