Todos os tipos de pedal

Pedal, para cada necessidade um tipo.

Cada modalidade do ciclismo utiliza modelos específicos de pedais, ganhando reconhecimento e fama em suas áreas de atuação. Modalidades como a Road (bicicleta de corrida), utilizam pedais bastante característicos, com uma carcaça mais circular e aberta no centro, onde um taco (peça que encaixa no pedal), composto de nylon e plástico faz a conexão da sapatilha com o pedal.

Pedal de speed ou road

Os pedais para Road utilizam “tacos” maiores do que os de mountain bike, com desenho característico da modalidade.

Pedal de speed ou road

Fino e com um grande buraco central, este é o pedal para bikes de estrada.

No Mountain Bike, pedais de encaixe muito resistentes, com ou sem plataformas, encaram água, lama, poeira e pancadas, permitindo aos ciclistas tirar e colocar o pé no pedal mesmo em condições severas de uso. Com modelos simples e compactos, ou os mais sofisticados, com partes em carbono e titânio, são os primeiros componentes a serem comprados quando adquirimos uma nova bike para competição, já que a maioria delas vem sem pedais justamente por ser um item muito pessoal e com dezenas de modelos.

Tipos de pedais para Mountain Bike (MTB)

Para Mountain Bike são utilizados varios tipos de pedais de encaixe, considerando peso, preço e estilo.

Um pedal, duas funções, de encaixe e plataforma

Mesmo no MTB, não consigo evitar as manobras do Biketrial, e por isso utilizo pedal misto, de um lado “Clip”, do outro plataforma, variando o lado de acordo com a necessidade.

Função plataforma do pedal duplo

Um dos lados do mesmo pedal, sem encaixe para a sapatilha mas com um espaço no meio para o “taquinho” não pegar.

Para bicicletas de BMX, Flatland, Vertical e Biketrial, os pedais do tipo plataforma nascidos na década de 80 são componentes indispensáveis, dando as bike a cara desses esportes. Dos primeiro modelos a aparecerem por aqui, o pedal KKT FMX da Caloi Extra Light é um ícone e representa bem a classe das aro 20”, servindo de base para dezenas de modelos inclusive os “afiados” pedais do Biketrial, modalidade onde toda aderência e controle são quesitos básicos para superar obstáculos.

O clássico pedal KKT FMX

O emblemático KKT FMX fabricado no Japão equipou muitos modelos de BMX pelo mundo.

Pedal para bikes BMX

Os pedais plataforma em alumínio com cravos em metal proporcionam ótimo apoio com muita resistência. Mas cuidado com as canelas.

Pedal para Biketrial

Super leves e com plataforma “afiada”, os pedais para biketrial requerem uso de caneleiras, evitando ferimentos graves.

As bikes fixas urbanas, modelos muitas vezes desprovidos de freios e acessórios também utilizam em sua maioria pedais plataforma transparentes ou bem coloridos, fazendo a combinação com outros componentes. Nessa modalidade é fácil encontrar usuários utilizando pedais com firma pé, um dos primeiros dispositivos que ajuda o ciclista a pedalar tanto para baixo como para cima.

Pedais coloridos, principalmente para as fixies

Pedais coloridos e diferentes equipam as bikes fixas, também conhecidas como single speed, fixies ou fixed bikes.

Pedal com firma pé

Pedais com firma pé, vistos com frequência nas fixas.

As bicicletas urbanas dobráveis utilizam pedais especiais e dobráveis, tudo para deixar a bike bem compacta e protegida para encarar o transporte público e também sua armazenagem em qualquer cantinho ou até debaixo da mesa de trabalho.

Pedal dobrável

Os pedais dobráveis das urbanas, também dobráveis, facilitam o transporte e guarda das bicicletas sem incômodas “saliências”.

Nos modelos de passeio, os pedais de nylon reinam absolutos. Simples, leves e baratos, esses pedais aguentam um bom número de pancadas e raladas no dia a dia, tombos do aprendizado e são mais “gentis” com os usuários nos momentos dos erros quando atingem a canela por exemplo, exigindo alguns momentos de “reflexão” enquanto a dor passa. Em raros casos, bicicletas comuns ou início de linha, vem equipadas com pedais de alumínio ou alumínio no centro e plataforma em aço.

Pedais para bikes de passeio

Os pedais das bikes de passeio costumam ser de nylon, mas em algumas bikes podem ser de alumínio e aço.

Os pedais, tão diferentes em formato, preço e materiais, são indispensáveis em quase todas as bikes, exceto as infantis do tipo Balance Walk, que não utilizam pedais para facilitar o aprendizado começando pelo equilíbrio, não pelo movimento da pedalada. Por isso é bom conhecer os modelos que estão por aí no mercado, escolher o que melhor se adequa a modalidade que você pratica e partir pro abraço, ou melhor, pra pedalada.

Seja qual for o seu, bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter