Cassette de 9 velocidades + Super Cog = a ERRO!

Veja porque não é possível fazer um cassetes de 10 velocidades colocando um super cog no cassette de 9 velocidades

Quase todo os dias chegam perguntas como essa, e a resposta é sempre a mesma, não dá! Acompanhando a tendência dos cogs gigantes, muitos ciclistas querem transformar suas bikes de 27 em 30 velocidades, ou colocar no cassette de 9 velocidades o Super Cog, transformando ele em 10 velocidades utilizando coroa única.

img_Cassette_10-50

Infelizmente não dá pra fazer isso, o freehub tem o tamanho exato do cassette, independente da quantidade de marchas. Dá pra colocar no mesmo freehub, cassetes de 7 a 10 velocidades, o que muda é o espaço entre cada engrenagem, que deve bater com a quantidade de cabo puxado pela alavanca a cada troca de marcha.

Um cassette completo mais o super cog, excede a capacidade do freehub, não dá pra colocar a trava.

Cassete_9V_com_Super_Cog_01

Nesta montagem, colocamos o super cog e o cassette de 9 velocidades completo, tentando “montar” um cassette de 10 velocidades – não funciona, o menor cog (11), fica solto!

Usando o câmbio
A medida de cabo puxado a cada troca é diferente nos cassetes de 8, 9, 10 e 11 velocidades, assim como as correntes, quanto mais marchas, menor a distância entre cada engrenagem do cassette.

Mesmo se fosse possível fazer essa montagem (cassette de 9 + Super Cog), colocando a alavanca para 10 velocidades, nenhuma troca de marcha seria perfeita, ficaria tudo embaralhado, a cada mudança o câmbio iria avançar menos do que deveria, porque a alavanca e o cassette tem medidas diferentes, ficaria fazendo aquele barulho de câmbio desregulado, trocando de marcha sozinho, trocando 2 marchas com um único acionamento, essas coisas.

img-Adaptando_Cassette_9_Velocidades_01

Outra coisa que não funciona na relações é uma corrente errada, quanto mais marchas, mais estreita é a corrente, tem que ser tudo na mesma proporção, cogs mais próximos, corrente mais estreita, veja as diferenças nas larguras dessas correntes:

img-Largura_das_Correntes

A única corrente que funciona com 2 cassetes diferentes é a de 8 velocidades, para bikes com 21 ou 24 marchas, os espaços entre as engrenagens são iguais, nas outras relações, cassette, alavanca de mudança e corrente devem ser para a mesma quantidade de marchas, então nada de sonhar com as relações de 11 velocidades se ela for a soma de um cassette de 10 e um Super Cog.

BOM PEDAL!

Agradecimentos a Biketoor.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter