As bikes do Edu Capivara

Conheça os detalhes das bikes usadas nos vídeos da Pedaleria

Muitos ciclistas que acompanham a Pedaleria querem saber como são as bikes que uso nos vídeos, então fizemos esse vídeo e conto pra vocês em poucas linhas os segredos dessas bikes.
Para começar a Biketrial, meu esporte de berço desde 1984. Ela é uma Drop Bike aro 26, uma bike de 9,5Kg própria para transposição de obstáculos naturais ou artificiais. Neste esporte o atleta não pode colocar os pés no chão, tem que superar todo tipo de dificuldade equilibrado.
Ela não utiliza selim e tem o quadro muito baixo, assim  a gente não esbarra nos tubos e tem mais espaço para recuperar o equilíbrio.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Trial

Biketrial Drop Bike aro 26″, feita para escalar!

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Pedivela_Trial

Pedivela com catraca, presente no Biketrial desde de 1990.

A catraca fica na pedivela, no cubo traseiro vai um pinhão fixo, e sua relação é 18×12, e a catraca fica protegida por um disco de alumínio. No Biketrial você precisa de muito freio, e a minha é equipada com modelos bem poderosos, na dianteira um Bengal Helix 7B com disco de 160mm, na traseira um Magura hidráulico, com atuação no aro, é como se o disco tivesse 26 polegadas de diâmetro!O guidão é gigante, um Drop bike de 760mm de comprimento, pra ter domínio total da bike em qualquer situação. Os aros são largos e furados entre os raios, tudo pra aliviar peso, os pneus tem perfil bem quadrado com cravos pequenos e borracha macia, para que não falte aderência.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Magura_Trial

Freio hidráulico Magura com sapatas de poliuretano – param a bike até dentro d’água.

A MTB aro 29” é uma Obrea Alma M30, com quadro e garfo de carbono. Esse modelo é para XC (Cross Country), e eu preferi ter ela mais leve do que confortável, por isso ela está com garfo rígido, um Niner de 600 gramas.
Ela tem 20 marchas e as rodas eu substitui pelo modelo Everest Carbon da Vzan com cubos MGCi, um freehub que engata imediatamente e sem a mínima folga, e o som que ele produz é incrível!|
Essas rodas são para pneus Tubless, e rodam sem câmara de ar. A bike pesa exatos 10Kg, mas se mudar a relação para 1×10 (1 coroa), ela passa apesar 9,500Kg.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_MTB29

Orbea Alma M30 Carbon aro 29, ótima para Cross Country.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_29_01

Garfo de carbono de 600Gr no lugar da suspensão – agilidade!

A outra MTB também é uma Orbea Alma M30 Carbon, só que é aro 27,5”, ótima para trilhas técnicas bem travadas e cheias de obstáculos, manobras e até mesmo um Biketrial leve, escalar troncos, escadas e degraus, por isso ela é equipada com um protetor de coroa tipo 1/2 bash e coroa oval 34 dentes. Essa coroa rende mais pois tem mais dentes nas áreas onde conseguimos aplicar mais força, e menos dentes onde não aplicamos força nenhuma, quando a pedivela está na vertical.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_MTB27.5

Orbea M30 Carbon aro 27,5 – ótima para manobras, trilhas técnicas e obstáculos.

Originalmente ela tinha 20 marchas, mas foi convertida para 1×10 com Super Cog 40 dentes, rodas Vzan Everest MGCi com freehub de 33 micro- travas, sem folga para retomada da pedalada.
Por conta das manobras do Biketrial, eu escolhi o pedal misto, clip de um lado e plataforma do outro, mas ele foi trabalhado para receber 8 garras extra para aumentar a aderência entre a sapatilha e o pedal, nas manobras onde seria arriscado estar de pés presos!
Essa bike é equipada originalmente com a suspensão Fox Float 32 com ajustes diverso e trava, e pesa 10,500Kg.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_27.5_01

Coroa oval com protetor e pedais mistos clip/plataforma permitem algumas aventuras no Biketrial.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_27.5_02

Cubo MGCi Vzan com freehub de 33 micro-dentes e cassette com Super Cog – retomadas de pedal mais rápidas.

A minha bike urbana é uma MTB Apex aro 29 que toda modificada, ela tinha 24 marchas, mas agora é uma Single, uma bike sem marchas. Ela ficou sem os câmbios, alavancas, pedivela tripla, cabos e conduites de marcha, cassette e pneus de MTB, que foram substituídos por pneus urbanos de alto desempenho medida 700×32, que se encaixam certinho nos aros da MTB 29”. Outra modificação que ajudou a baixar o peso foi a substituição da suspensão dianteira por um garfo rígido em alumínio, e com tudo isso ela perdeu 4,5Kg, ficando com10,800Kg.
Essa bike recebeu duas modificações que viram vídeos, um grupo de espaçadores no cassette para deixa-la com apenas com 1 engrenagem, e o divertido esticador de corrente para quadros com gancheira vertical, feito a partir de um braço do V-brake.

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Urbana

Urbana Apex aro 29. Já foi MTB, mas agora é uma Single Speed rápida!

img_Bikes_do_Edu_Capivara_Detalhes_Urbana

Esticador de corrente para quadros com gancheiras verticais – o braço do V-brake ficou perfeito!

Estas bikes são a extensão do meu corpo, elas refletem a minha personalidade e forma de pedalar, cada uma transformada e ajustada para determinada modalidade ou vídeo, me ajudando a criar e mostrar pra vocês as novidades do mundo da bike.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter