Um paralama de garrafa pet fácil de instalar e tirar da bike.
A coisa tá difícil, a grana tá curta, você está usando mais a bike do que o carro até em dias de chuva, então terá que colocar para-lama na bike. Que tal fazer o seu em 10 minutos?
Muitas invenções surgem da necessidade, independente se é uma solução cara ou barata, o importante é resolver o problema, e pensando em uma solução simples pra pedalar com tempo ruim sem chegar com a camiseta toda espirrada nas costas e sem ter que gastar dinheiro comprando para-lamas, veio a idéia de fazer com garrafa Pet.
Para fazer um desse vamos utilizar 1 garrafa Pet de 2,5 litros, caneta tipo pincel atômico, estilete, tesoura, serrinha de mão e cintas de nylon. O primeiro passo é verificar a posição e marcar na tampa da garrafa, ela é que vai segurar o para lama, então essa posição é muito importante pra que ele não fique torto quando você resquear a peça pronta, por isso aperte bem a tampa antes de posicionar a peça e respeite essa posição.
O formato da cabeça do canote de selim pode variar muito, variando também as formas de fazer a fixação da tampa da garrafa.
Basta marcar a posição e fazer os 2 furos de acordo com o desenho da mesa do canote. Os furos podem ser feitos com 1 prego quente ou batido, ou mesmo uma furadeira de qualquer tipo.
Agora é instalar a garrafa e riscar o desenho do corte. O para lama pode ser largo ou estreito, mas se você cortar muito perto do gargalo, ele ficará mole (balançando muito) pois perderá a estrutura firme desse formato.



O primeiro corte pode ser feito com estilete, depois completa com a tesoura. Aparte mais grossa da base da garrafa pode ser cortada com a serrinha de mão.
Se o para-lama ficar muito curto não adianta, a água passa por cima, por isso vale a pena emendar mais um pedaço de garrafa. Essa emenda pode ser feita com dupla face ou grampos (grampeador de papel). Como acabamento, ele pode ser pintado por dentro (é mais durável), ou adesivado, mas pelo formato arredondado, surgem muitas bolhas.
Para quadros que tenham aquele furo na ligação entre os stays, dá pra instalar o para lama nesta posição, mas ele tem que ser o modelo longo, emendado, pois ali ele fica menos avançado do que no selim, e pode ficar curto demais.



Como a matéria prima é barata e fácil de encontrar, não tenha receio de experimentar vários formatos, errou, começa outra vez!
Bom Pedal!