Como pular obstáculos sem pedal clip

Aprenda os macetes do salto lateral para bikes sem pedal clip.

Outro dia nós falamos que o salto lateral é uma boa solução para as emergências do trânsito, garantindo uma fuga rápida da rua pra calçada nas emergências, e que dá pra fazer com qualquer bike. Naquele vídeo eu usava uma MTB, onde os pneus, a suspensão e os pedais clip ajudam muito na manobra. Atendendo a muitos pedidos que chegaram, a gente mostra aqui o que muda quando esse salto é feito com uma bike urbana comum, com pedais convencionais.
Vale lembrar que os treinos para aprender essa manobra devem ser feitos local seguro, sem movimento, de preferência utilizando ripas de madeira ou riscos no chão, pois dessa forma você aprende sem cair e sem estragar a bike.

img-Salto_Lateral_Passo1

Primeiro Passo: Se agachar ao máximo, até tocar no selim.

img-Salto_Lateral_Passo2

Segundo Passo: Se esticar puxando tudo para cima (seu peso + a bicicleta). encolhendo as pernas e girando levemente as manoplas para frente levantando a roda de trás.

O ponto onde o ciclista inicia a manobra está diretamente ligado a velocidade da bicicleta, se está rápida, a puxada é feita antes, se for mais devagar, a puxada é bem perto guia. O importante é levantar as duas rodas da bike ao mesmo tempo, se agachar e puxar tudo pra cima enquanto nos esticamos, e sem a ajuda da suspensão e dos pedais de encaixe, o ciclista terá que fazer mais força. O segundo da manobra é aplicar um leve giro nas manoplas durante a subida, é um movimento curto, muito sutil, olhando alguém fazer não dá pra identificar, mas ele ajuda levantar a roda traseira, mas é preciso encolher bem as pernas pra traseira subir,  se não fizer isso a roda acerta a guia e pode furar a câmara de ar ou até mesmo te derrubar.

img-Salto_Lateral_Giro_das_Maos

O “leve” giro das manoplas, um pequeno detalhe que ajuda levantar a roda traseira quando usamos pedais normais.

A manobra serve para as trilhas e para a cidade, pois buracos, lombadas e canaletas estão por toda parte, e no salto lateral a gente se desloca bastante pra frente e pouco para o lado, tornando a manobra mais fácil do que o salto frontal, onde a bike se desloca no ar por aproximadamente 1,5 metros, uma manobra arrojada que não pode falhar.

Boa sorte e bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter