Melhorando uma suspensão básica

A maioria das suspensões básicas é muito macia, será que dá pra resolver isso?

A gente já falou muito sobre a suspensão hidráulica, mostramos como ela é ajustável, leve e eficiente, mas ainda é muito cara para a grande maioria dos ciclistas brasileiros.
Já a suspensão básica, com uma ou duas molas, vem praticamente em todas as mountain bikes de 1000 a 3000 Reais, e mesmo os modelos com ajuste de Preload (ajuste de compressão da mola), são muito moles, afundam muito durante o uso, cortando parte da força aplicada no pedal e também durante as manobras.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_02

Eu peso 70Kg e acho elas muito moles, imagine então um ciclista de 90, 100Kg, ao montar na bike, ela já encolhe quase todo o curso disponível. Eu fiz alguns testes e descobri que dá pra melhorar isso colocando uma borracha esponjosa em um dos lados (lado vazio), assim a suspensão fica mais firme e o encolhimento é mais suave.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_01

A suspensão básica é muito macia, não é preciso aplicar muita força para usar todo o curso disponível.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_04

Borrachas espanjosas.

A borracha esponjosa é vendida em metros nas casas que vendem artigos de borracha, mangueiras e equipamentos de proteção. Testamos borrachas esponjosas de 3 medidas, uma de 15x15mm, um pedaço de meio metro custou R$3,00.
A outra medida testada foi 20x20mm, ela deixa a suspensão bem mais dura, e para finalizar, testamos a retangular, ela mede 25x15mm e é intermediária, com ela, a suspensão fica mais firme do que com essa, e um pouco mais macia que essa aqui.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_03

Vendidas por metro, as borrachas esponjosas estão disponíveis nestas medidas:

Se a sua suspensão tem tampa rosqueada, o trabalho é muito simples, basta colocar uma arruela grande no fundo da haste para melhorar o apoio, colocar a borracha deixando para fora 4 ou 5cm a mais. Para colocar a tampa der volta, esprema a borracha e recoloque a tampa.
Se você utilizar as borrachas mais largas, pode ficar difícil recolocar a tampa, então a sobra deve ser menor ou corte rente ao crown da suspensão.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_05

Suspensão com tampa rosqueada – neste lado não há mola!

img-Melhorando_Suspensao_Basica_06

img-Melhorando_Suspensao_Basica_07

Quem tem suspensões como tampas de encaixadas, também podem usar esse recurso, mas antes terá que fazer um tampa expansiva para evitar que a borracha saia quando a suspensão encolher. Durante o encolhimento, os parafusos que prende as canelas nas hastes da suspensão sobem, pressionando a borracha em seu interior.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_Desenho

Quando a suspensão encolhe, o parafuso fixado na canela sobe e comprime a borracha.

Pra fazer essa tampa expansiva você irá precisar destes materiais:

Tampa de avanço aheadset com parafuso original
Porca M6 para o parafuso
Uma fatia de mangueira de aproximadamente 15mm de largura
Uma bucha espaçadora de eixo de roda traseira
Um pedaço de guidão de aproximadamente 2cm

img-Melhorando_Suspensao_Basica_10

Pra começar corte o pedaço de guidão em 2 partes iguais, tire as rebarbas e lime a parte interna em uma das pontas.
Agora prense a porca no tubo espaçador do eixo traseiro. Abra a mangueira fazendo um corte, na sequência faça um furo no centro para passar o parafuso.
Usando uma chave Phillips ou outro parafuso do mesmo diâmetro, amasse as laterais da bucha no lado sem a porca, temos que deixar essa peça cônica.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_11

Essa tampa tem que ficar bem apertada, na medida do diâmetro interno da haste, que pode variar um pouco de modelo para modelo, portanto, se for preciso, coloque dois pedaços de mangueira par aumentar o diâmetro dessa bucha.

img-Melhorando_Suspensao_Basica_12

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter