A checagem do guarda chuva da roda serve para verificar se o conjunto aro e pneu estão perfeitamente centrados com relação ao cubo e ao quadro. Você já viu alguma bike onde o pneu passa pertinho do quadro de um lado, e do outro passa longe? Nesse caso, o guarda chuva não foi feito e a roda ficou desalinhada do quadro.
Essa checagem recebeu o nome de guarda chuva por formar um desenho que lembra um guarda chuva aberto, se colocarmos a roda traseira na posição horizontal.
Nas bicicletas com marchas, as engrenagens ocupam muito espaço no cubo, e o espaço ocupado pelo cubo mais as engrenagens possuem um centro específico, que não é o centro do cubo, como acontece na roda dianteira. Veja na figura 1.
Essa ferramenta avalia se o conjunto está centrado, e verificando a roda pelos dois lado, o resultado deve ser igual, ou seja, a ferramenta toca o aro estando apoiada no eixo. Se o resultado não for igual dos dois lados, teremos uma roda mais próxima do lado esquerdo do quadro, exigindo uma regularem desigual dos freios, com uma eficácia muito pequena, veja na figura 2.
Mas não se preocupe, você não precisa sair correndo agora, deixando o feijão no fogo, sua bike atual ou a nova que vai comprar já estão com o guarda chuva feito. A checagem deve ser feita na manutenção das rodas ou se você trocar o aro.
Agora você já sabe que sua bike tem guarda chuva, mas ele não vai te proteger se o tempo virar de repente!
Bom Pedal!
0 comentários