Já checou o guarda chuva da sua roda? Não é o que você está pensando

Edu analisando guarda chuva
A checagem do guarda chuva da roda serve para verificar se o conjunto aro e pneu estão perfeitamente centrados com relação ao cubo e ao quadro. Você já viu alguma bike onde o pneu passa pertinho do quadro de um lado, e do outro passa longe? Nesse caso, o guarda chuva não foi feito e a roda ficou desalinhada do quadro.

Guarda_Chuva_Roda_da_MTB

A checagem do guarda-chuva deve ser feita dos dois lados da roda.

Guarda_Chuva_Ferramenta_de_Alinhamento_de_Rodas

A ferramenta para checar o gurada-chuva de roda apoia no aro em dois lugares, e o centro apoia no eixo da roda.

 

Essa checagem recebeu o nome de guarda chuva por formar um desenho que lembra um guarda chuva aberto, se colocarmos a roda traseira na posição horizontal.

Nas bicicletas com marchas, as engrenagens ocupam muito espaço no cubo, e o espaço ocupado pelo cubo mais as engrenagens possuem um centro específico, que não é o centro do cubo, como acontece na roda dianteira. Veja na figura 1.

Ilustração guarda chuva da roda

 

Essa ferramenta avalia se o conjunto está centrado, e verificando a roda pelos dois lado, o resultado deve ser igual, ou seja, a ferramenta toca o aro estando apoiada no eixo. Se o resultado não for igual dos dois lados, teremos  uma roda mais próxima do lado esquerdo do quadro, exigindo uma regularem desigual dos freios, com uma eficácia muito pequena, veja na figura 2.

Desenho_Guardachuva_Freio

Mas não se preocupe, você não precisa sair correndo agora, deixando o feijão no fogo, sua bike atual ou a nova que vai comprar já estão com o guarda chuva feito. A checagem deve ser feita na manutenção das rodas ou se você trocar o aro.

Agora você já sabe que sua bike tem guarda chuva, mas ele não vai te proteger se o tempo virar de repente!

Bom Pedal!

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter