Conhece a chave de raio? Não, não é um golpe de arte marcial

Chave de raio 03

Para quem não conhece, a “chave de raio” é uma ferramenta pequena porém muito útil, desenhada para facilitar a montagem e acertos de centralização das rodas. Ela é usada para apertar e soltar os “niples”, uma espécie de porca especial que fica rosqueada nos raios (haste que liga o cubo ao aro da bike).

Existem várias medidas de niples, e as chaves tem desenhos curiosos e ergonômicos adaptados a essas diferentes medidas. Hoje, podemos encontrar mais de uma dezena de medidas para niples, mas as mais comuns são (0) zero, 1, 2, e 3, lembrando que estes números não correspondem a medida do niple onde a chave se encaixa, ex: o niple comum mede 3,2 mm no encaixe, e a sua chave é a número 2.

Chaves de raio
Diferentes chaves de raio e niples

A montagem e centralização de uma roda utiliza cálculos matemáticos e divisão dos raios em pares. Cada par alterna o lado de saída da flange do cubo, um interno e outro externo. O trabalho todo exige além da chave de raios, o centrados de rodas, que pode ser uma ferramenta simples, sem muitos recursos e de baixo custo que avalia o movimento lateral e balanço para cima e para baixo (pulo) nas rodas. Existem também centradores de roda ultra sofisticados, com todos os recursos necessários e checagem aferida através de relógios comparadores (indicadores de desalinhamentos milesimais), lembrando até as sofisticadas ferramentas da Fórmula 1.

Seja qual for o seu niple, a chave de raio é uma ferramenta legal que vale a pena ter na coleção.

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post