Conhece a chave de raio? Não, não é um golpe de arte marcial

31 jan, 2014

Chave de raio 03

Para quem não conhece, a “chave de raio” é uma ferramenta pequena porém muito útil, desenhada para facilitar a montagem e acertos de centralização das rodas. Ela é usada para apertar e soltar os “niples”, uma espécie de porca especial que fica rosqueada nos raios (haste que liga o cubo ao aro da bike).

Existem várias medidas de niples, e as chaves tem desenhos curiosos e ergonômicos adaptados a essas diferentes medidas. Hoje, podemos encontrar mais de uma dezena de medidas para niples, mas as mais comuns são (0) zero, 1, 2, e 3, lembrando que estes números não correspondem a medida do niple onde a chave se encaixa, ex: o niple comum mede 3,2 mm no encaixe, e a sua chave é a número 2.

Chaves de raio

Diferentes chaves de raio e niples

A montagem e centralização de uma roda utiliza cálculos matemáticos e divisão dos raios em pares. Cada par alterna o lado de saída da flange do cubo, um interno e outro externo. O trabalho todo exige além da chave de raios, o centrados de rodas, que pode ser uma ferramenta simples, sem muitos recursos e de baixo custo que avalia o movimento lateral e balanço para cima e para baixo (pulo) nas rodas. Existem também centradores de roda ultra sofisticados, com todos os recursos necessários e checagem aferida através de relógios comparadores (indicadores de desalinhamentos milesimais), lembrando até as sofisticadas ferramentas da Fórmula 1.

Seja qual for o seu niple, a chave de raio é uma ferramenta legal que vale a pena ter na coleção.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter