O cabo do câmbio quebrou?

Quer dar cabo do problema?

A quebra de cabos de câmbio não te deixa a pé, mas limita muito o uso da bicicleta. Quando é no câmbio dianteiro, a corrente cai para a coroa menor pelo efeito da mola, e você só pode pedalar na marcha mais leve. Quando a quebra do cabo é no câmbio traseiro o efeito é o contrário, a mola deixa a corrente no menor pinhão, te obrigando a pedalar na marcha mais pesada.

Seja onde e como for, essa quebra pode acabar com seu treino ou passeio, te obrigando a empurrar a bicicleta em alguma parte do caminho. Para minimizar esse estrago a Pedaleria preparou um vídeo para te ajudar, caso isso aconteça com você!

Se a quebra for no cabo do câmbio dianteiro é mais fácil, tudo que você terá que fazer é calçar o câmbio, mantendo ele na posição da coroa do meio, que permite o uso de todas as marchas da roda traseira. Use uma pedra, um pedaço de madeira ou até a tampa da manopla pra resolver o problema.

IMG_Cabo_do_Cambio_da_Bike_Estourado_01

Quando a quebra for no câmbio dianteiro, coloque uma pedra empurrando o câmbio, deixando a corrente na coroa do meio.

Agora, se a quebra do cabo for no câmbio traseiro, você terá que fazer uma certa gambiarra pra resolver o problema, caso esteja muito longe de casa, sem a possibilidade de pedir ajuda.

Para fazer esse quebra galho, você deverá ter pelo menos a multi-ferramenta, pois terá que soltar os cabos dos dois câmbios.

IMG_Cabo_do_Cambio_da_Bike_Estourado_05

É possível emendar os cabos dos câmbios, mas será necessário criar vincos para que a emenda não solte.

IMG_Cabo_Estourado_na_MTB_03

Para fazer o reparo ao estilo “Se Virando com Poucos Recursos”, Tire o cabo do câmbio dianteiro e emende com o cabo quebrado do cambio traseiro, assim você poderá utilizar todas as marchas traseiras, encarando subidas e descidas, assista vídeo!

IMG_Cabo_Estourado_na_MTB_02

A quebra do cabo do câmbio traseiro deixa a bike na marcha mais pesada, te obrigando a empurra-la em algumas subidas.

Essa gambiarra funciona de verdade, e pode te salvar nas trilhas, viagens e até na cidade. Depois você terá que trocar os dois cabos pra deixar tudo em ordem novamente.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter