Conheça a pista oficial de BMX

Pelo menos 6 Estados do Brasil possuem pistas oficiais da modalidade

Existem várias pistas de BMX espalhadas pelo Brasil, algumas oficias e outras para treinos. As principais ficam nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Com cerca de 350 metros elas possuem vários obstáculos duplos, triplos, mesas, costelas e curvas asfaltadas. A largada é realizada em um platô onde o gate (portão pneumático) libera a saída de 8 pilotos por vez.
O traçado das pistas pode variar, os obstáculos podem ser maiores ou menores, a altura e inclinação do platô de largada também pode ser diferente, mas o que não muda é a garra e determinação dos pilotos.

img-Pista_BMX_Vetor

Conheça aqui cada setor da pista oficial de BMX.

img_Chokito_BMX_Cacapava

O bike reporter Marcos Chokito treinando na pista oficial de Caçapava-SP.

img_Pista_BMX_Cacapava

dá trabalho manter uma pista em boas condições, é necessário cobrir as rampas protegendo-as do sol e da chuva.

O BMX ou Bicicross, é uma prova de velocidade, é preciso estar bem treinado, pois esportes de explosão exigem muito do fôlego além das habilidades necessárias para transpor todas as rampas e curvas que podem exigir técnicas diferenciadas para cada momento, dependendo das condições os pilotos podem saltar ou passar contornando um obstáculo (tocando pelo menos a roda traseira).

São 32 categorias separadas por idade, ranking e sexo, os pilotos devem ser federados em seus estados e cidades, participando do ranking nacional e regional.

img_Chokito_BMX_Cacapava_02

O tipo de terra usada para construir a pista pode deixa-la mais rápida ou mais lenta, pois com o passar do tempo, ela ganha muitas irregularidades.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter