Pelo menos 6 Estados do Brasil possuem pistas oficiais da modalidade
Existem várias pistas de BMX espalhadas pelo Brasil, algumas oficias e outras para treinos. As principais ficam nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Com cerca de 350 metros elas possuem vários obstáculos duplos, triplos, mesas, costelas e curvas asfaltadas. A largada é realizada em um platô onde o gate (portão pneumático) libera a saída de 8 pilotos por vez.
O traçado das pistas pode variar, os obstáculos podem ser maiores ou menores, a altura e inclinação do platô de largada também pode ser diferente, mas o que não muda é a garra e determinação dos pilotos.



O BMX ou Bicicross, é uma prova de velocidade, é preciso estar bem treinado, pois esportes de explosão exigem muito do fôlego além das habilidades necessárias para transpor todas as rampas e curvas que podem exigir técnicas diferenciadas para cada momento, dependendo das condições os pilotos podem saltar ou passar contornando um obstáculo (tocando pelo menos a roda traseira).
São 32 categorias separadas por idade, ranking e sexo, os pilotos devem ser federados em seus estados e cidades, participando do ranking nacional e regional.

Bom pedal!