Chave de abrir corrente

Chave de corrente

A chave de abrir corrente é uma ferramenta muito usada em qualquer oficina de bicicleta, pois tanto nas trocas quanto nas manutenções as correntes devem ser abertas de forma prática e segura.

A função dessa ferramenta é retirar o pino da corrente, sem alargar ou estragar as laterais do link. Veja o post Colorindo a relação – Correntes para conhecer cada parte da corrente.

Na chave, o eixo que remove o pino trabalha na exata posição de alinhamento e a corrente fica encaixada nos trilhos, apoiada pelo parafuso de ajuste de encosto, que no final, recebe o pino removido.

Chave de corrente

O pino removido deve ser substituído pelo Missing Link, um tipo de emenda automática que se fecha quando esticamos a corrente, ou um pino novo, que é ligeiramente mais grosso, evitando alguma folga e consequentemente a ruptura da corrente quando forçamos a transmissão.

Chave de corrente

O trabalho de recolocar o pino é simples, basta inverter a corrente na chave, e fazer o mesmo movimento da retirada. Existem vários modelos de chaves abre corrente, muitos deles embutidos nas ferramentas portáteis (multi-ferramenta), que é sempre bom ter no bolso ou mochila quando a pedalada for maior que 5 km, pois é melhor estar prevenido. OK?

Chave de corrente

 

Chave de corrente Chave de corrente Chave de corrente

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter