Bagageiro para bike

Tem ciclista que não gosta, tem ciclista que não abre mão, o fato é que o bagageiro indica sem dúvida alguma o que o seu proprietário faz com a bicicleta. Ou é cicloturista ou usa a bike como meio de transporte na cidade.

Bagageiro de bike

Quem vai para o trabalho de bicicleta sabe, sempre tem algo pra carregar, marmita, agasalho, ferramentas, compras, e aí você tem que escolher entre um bagageiro ou uma mochila. Quem faz uso diário da bike escolhe o bagageiro, que deixa o ciclista livre do peso nas costas, do suor que a mochila pode causar em quem precisa chegar seco no trabalho, além de ficar chacoalhando, que no caso dos ciclistas mais esportivos como eu, que não conseguem andar muito comportados, sem dar uns pulos, incomoda pra caramba.

Há quem diga que o bagageiro deixa a bike feia, mas se você olhar para trás, na história das bicicletas urbanas ou aquelas do tipo pau pra toda obra, se lembrará da Barra Forte e da Barra Circular, que ainda fazem sucesso por causa dos seus paralamas e bagageiros, verdadeiras campeãs de vendas por muitos anos consecutivos.

Bagageiro de bike

Para quem faz uso compartilhado, mesclando o uso da bike entre trabalho e lazer, pode optar pelo modelo light, instalado direto e somente no cabote de selim, dando a bike um estilo mais esportivo, mas note, esse modelo é para tarefas leves e o peso máximo que ele suporta é de 5 kg.

Reforçado

O modelo que você vê nas fotos é importado, construído em alumínio com pintura preta fosca do tipo epoxi, vem com aquela tradicional armação articulada e com mola, para segurar cargas sólidas de até 15 cm de altura ou diâmetro, e cargas flexíveis até mais altas, e na parte de trás, o suporte para lanterna (pisca pisca).

Bagageiro de bike

O bicho é parrudo, com suportes reguláveis para alcançar qualquer tamanho de quadro, segue normas internacionais de fixação, nos suportes das gancheiras de roda traseira e nas roscas internas no seat stay (tubos finos do quadro que ligam as gancheiras da roda traseira ao canote de selim). Na falta destes, podemos fixar as barras frontais do bagageiro na braçadeira de selim e na blocagem da roda traseira.

Bagageiro de bike

A capacidade de carga é de até 25kg, estampada na parte superior da peça.

O modelo permite por exemplo instalar alforges (bolsas laterais) e até cadeirinhas para levar crianças, desde que a soma do peso da cadeirinha e da criança não ultrapasse a capacidade total de carga.

Se você leva criança ou alguma carga alta, tenha cuidado nas curvas ou quando inclina a bike até mesmo parado, pois o volume fixo altera o centro de gravidade do da bike e fica difícil retornar a posição vertical a partir de uma certa inclinação.

Bagageiro de bike

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter