Tem ciclista que não gosta, tem ciclista que não abre mão, o fato é que o bagageiro indica sem dúvida alguma o que o seu proprietário faz com a bicicleta. Ou é cicloturista ou usa a bike como meio de transporte na cidade.
Quem vai para o trabalho de bicicleta sabe, sempre tem algo pra carregar, marmita, agasalho, ferramentas, compras, e aí você tem que escolher entre um bagageiro ou uma mochila. Quem faz uso diário da bike escolhe o bagageiro, que deixa o ciclista livre do peso nas costas, do suor que a mochila pode causar em quem precisa chegar seco no trabalho, além de ficar chacoalhando, que no caso dos ciclistas mais esportivos como eu, que não conseguem andar muito comportados, sem dar uns pulos, incomoda pra caramba.
Há quem diga que o bagageiro deixa a bike feia, mas se você olhar para trás, na história das bicicletas urbanas ou aquelas do tipo pau pra toda obra, se lembrará da Barra Forte e da Barra Circular, que ainda fazem sucesso por causa dos seus paralamas e bagageiros, verdadeiras campeãs de vendas por muitos anos consecutivos.
Para quem faz uso compartilhado, mesclando o uso da bike entre trabalho e lazer, pode optar pelo modelo light, instalado direto e somente no cabote de selim, dando a bike um estilo mais esportivo, mas note, esse modelo é para tarefas leves e o peso máximo que ele suporta é de 5 kg.
Reforçado
O modelo que você vê nas fotos é importado, construído em alumínio com pintura preta fosca do tipo epoxi, vem com aquela tradicional armação articulada e com mola, para segurar cargas sólidas de até 15 cm de altura ou diâmetro, e cargas flexíveis até mais altas, e na parte de trás, o suporte para lanterna (pisca pisca).
O bicho é parrudo, com suportes reguláveis para alcançar qualquer tamanho de quadro, segue normas internacionais de fixação, nos suportes das gancheiras de roda traseira e nas roscas internas no seat stay (tubos finos do quadro que ligam as gancheiras da roda traseira ao canote de selim). Na falta destes, podemos fixar as barras frontais do bagageiro na braçadeira de selim e na blocagem da roda traseira.
A capacidade de carga é de até 25kg, estampada na parte superior da peça.
O modelo permite por exemplo instalar alforges (bolsas laterais) e até cadeirinhas para levar crianças, desde que a soma do peso da cadeirinha e da criança não ultrapasse a capacidade total de carga.
Se você leva criança ou alguma carga alta, tenha cuidado nas curvas ou quando inclina a bike até mesmo parado, pois o volume fixo altera o centro de gravidade do da bike e fica difícil retornar a posição vertical a partir de uma certa inclinação.
0 comentários