Os freios a disco se tornaram objetos de desejo no mundo das bikes, e na hora de comprar a bike nova, a escolha por modelos com esse equipamento é maioria, por isso é bom entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção deles.
As partes que compõem os freios a disco hidráulicos são as manetes, mangueiras, cáliper (pinça de freio) e rotor (disco de freio). O conjunto manete e bomba injetora é composto por um pistão que empurra óleo do reservatório superior até o cáliper através da mangueira.
O cáliper é a peça que envolve o disco de freio, dentro dele, pistões empurram as pastilhas de freio contra o disco, com a força multiplicada pelo poder da injeção de óleo que pode ser mineral ou DOT, também utilizado nos carros e motos.
Manutenção
Para uma manutenção simples, quando limpamos a bike, retire as pastilhas e verifique se há acúmulo de borra queimada, uma mistura do pó das pastilhas com outros resíduos, como lama e poeira que ficam grudados nas pastilha e saem facilmente com uma lixa de parede. Esfregue as pastilhas na lixa com movimentos circulares suaves, para tirar apenas a borra sem acelerar o desgaste da peça. Se o freio está bom e as pastilhas apresentam apenas um brilho suave, não precisa lixar.
Para troca do óleo ou sangria do sistema, retire as pastilhas para evitar a contaminação, pois a pastilha atingida por óleo não se recupera e o freio vibra, assobia e desliza mas não tem poder de frenagem.
Para fazer a sangria é necessário ter o kit de manutenção do seu modelo de freio, com parafusos de conexão, mangueiras e seringas. Injete óleo por cima (na manete) e recolha o excesso no cáliper, utilizando outra seringa sem êmbolo ou uma mangueira como recipiente. Se vazar óleo durante o serviço, lave tudo com detergente antes de recolocar as pastilhas.
Com cuidados simples como a verificação das pastilhas, você mantém os freios em ordem, e para serviços como encurtar mangueiras, sangria ou troca de óleo, confie sua bike a uma oficina especializada.
Bom pedal.
0 comentários