Mantendo as rodas redondas

Veja como usar um centrador ou alinhador de rodas

Montar e centralizar um roda é praticamente uma arte, quem faz isso todos os dias tem muita facilidade e sabe localizar e eliminar desalinhamentos simples ou complexos.

Concordo que até para um profissional experiente, rodas acidentadas, amassadas e com pulos são mais difíceis de alinhar, mas eles contam com recursos valiosos, aparelhos especiais e ferramentas adequadas (centrador de rodas) que fazem até a leitura da tensão dos raios, para saber se todos os niples estão apertados da mesma forma.

img_Pedaleria_Alinhador_02

O alinhador ou centrador de rodas é uma peça icônica nas oficinas e fica muito bem no “cantinho da bike” em casa.

img_Pedaleria_Alinhador_04

Trabalho de paciência. Ajustar sua própria roda exige treino e dedicação, mas o prazer de concluir o trabalho sozinho, não tem preço!

Em alguns casos esse trabalho pode ser feito em casa, pequenos ajustes nos raios, e até a substituição de um raio quebrado, mas para isso você precisa ter um centrador de rodas e chaves de raios, ferramentas apropriadas para detectar os desalinhamentos e pulos das rodas da bike.

Mas não adianta nada ter esse equipamento se você não entender como funcionam as raiações, pois as rodas possuem de 20 a 36 raios que se cruzam 2, 3 ou 4 vezes, um verdadeiro quebra-cabeças.

img-Desenho_Raiacao_de_Roda_de_Bicicleta

Conheça aqui todas as peças envolvidas na raiação de uma roda.

Os raios puxam o aro alternadamente para cada lado do cubo (flanges). Existem aros onde os furos para passagem dos raios é centralizada, e outros com esses furos desalinhados (uns para esquerda e outros para direita), isso torna ainda mais fácil localizar o raio que deve ser ajustado.

As referências laterais dos centradores indicam onde está o desalinhamento, pois nesse ponto o aro encosta neles. Se o problema é superficial, você pode dar um “tapa” em casa, trabalhando com calma e paciência, principalmente se você é inexperiente no assunto.

Localizando um desalinhamento, escolha o raio mais próximo para iniciar. Se o aro está “pegando” no lado direito, você precisa levá-lo para a esquerda, e nem sempre é necessário apertar cada vez mais um niple para trazer o aro, muitas vezes você obtém o mesmo resultado soltado um pouco os dois outros raios vizinhos, um de cada lado daquele que você iniciou o trabalho.

img-Desenho_Ajustando_a_Raiacao_da_Bike

Existem várias formas de ajustar uma roda desalinhada, envolvendo poucos raios (desalinhamento simples), até um grande estrago como um “pulo”, onde soltamos praticamente todos os raios para corrigir o problema.

Verifique se cada volta que você dá nos niples aproxima ou afasta o aro do leitor lateral, não tenha pressa e dê apenas um volta de cada vez, assim você não se perde. Se você quer ficar expert em rodas, pode observar um profissional trabalhando, ou até fazer cursos como os da Escola Parktool (www.escolaparktool.com.br), além de aprender, é também um excelente passa tempo.

img_Pedaleria_Alinhador_03

Este alinhador é portátil e dobrável, e permite trabalhar rodas aro 16″ a 29″, com eixos de 80mm a 153mm de largura.
img_Pedaleria_Alinhador_05

Os “leitores” das irregularidades são os pinos que encostam nas laterais do aro, e a régua inferior que aponta se o aro esta com “pulo”.

Normalmente os alinhadores de rodas são máquinas caras e complexas, ideais para lojas e oficinas de grande movimento, mas você pode ter a sua em casa, um modelo compacto, dobrável e com design elegante, deixando ainda mais personalizado o seu “cantinho da bike”.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter