Sopa de letrinhas ou siglas?

Hiperglide, Octalink e Hollowtech, você sabe o que é ou o que significa? Nomes, siglas e logotipos aparecem aos montes nas bicicletas, manuais e anúncios dos componentes, e cada um expressa uma tecnologia ou comportamento específico de uma peça ou conjunto de peças, tudo para tornar as bicicletas mais eficientes e agradáveis no uso.

Para a Shimano por exemplo, a explicação de determinada função do componente utiliza simbologia, logotipos adicionais para serem usados em vários grupos de peças mostrando também a compatibilidade entre elas.

Este sistema foi adotado a partir de 1984 com a criação do sistema SIS – Shimano Index Sistem, onde cada “click’ na alavanca de mudanças equivale a uma marcha engatada, substituindo os sistemas anteriores que exigiam muito mais perícia e habilidade do ciclista para localizar a marcha desejada.

Correntes, câmbios, alavancas de mudança, suspensões, freios e até aros utilizam essa linguagem para explicar suas características e tecnologias, e entre novas e antigas, listamos abaixo algumas delas:

Mega_9_DriveTrainMEGA-9 Drive Train Sistema de transmissão para MTB que adotou um pinhão traseiro de 34 dentes, criando novas opções de trocas de marcha. O sistema de 9 velocidades é mais compacto e pode ser instalado em cubos para 8 velocidades.

 

 

 

Dyna_SysDYNA-SYS (Dynamic Systems Engineering) Marchas mais próximas, suaves e sequenciadas, evitando a perda de velocidade do ciclista, permitindo pedalar mais tempo na coroa intermediária, melhorando a cadência do ciclista que usa pedivela tripla, e o desenho da corrente ajuda na rápida escalada das marchas.

 

 

2_Way_Release2 – Way Release Alavanca de mudanças de marchas que possibilita aumentar e reduzir marchas usando apenas o dedo polegar.

 

 

 

img-siglas-shimano-freio

Multi_Release

Multi Release Alavanca de mudanças de marchas que permite fazer duas trocas consecutivas mantendo o botão pressionado. Mais agilidade para uso em competições ou para os ciclistas que exigem mais do Rapid Fire.

 

 

 

I_SpecI-spec Sistema que permite montar manetes de freio e alavancas de mudança na mesma peça. Menor peso e mais espaço no guidão, possibilitando por exemplo a instalação de trava remota das suspensões bem próximas as mãos.

 

 

 

HyperglideHyperglide Tecnologia de cassetes e correntes para facilitar a troca de marchas, onde rampas e perfis dos dentes das engrenagens facilitam o encaixe da corrente, reduzindo para 1/4 de volta o tempo de engate.

 

 

 

HollowtechHollowtech Pedivelas com braços ocos sem eixo integrado. Menor massa na rotação ajuda na aceleração da bicicleta. Necessita do movimento central Octalink (caixas de esferas para o eixo central).

 

 

 

HollowglideHollowglide coroas dentadas ocas mais rígidas e leves, para máxima transmissão de potência e rendimento. Disponível para Road Bikes (bicicletas de estrada).

 

 

 

Hyperdrive

Hiperdrive Tecnologia empregada nas engrenagens dianteiras (coroas) para rápido engate da corrente. Pinos, garras e guias combinados com o desenho das correntes, proporcionam perfeita troca de marcha.

 

 

 

Shimano_Shadow_RDShadow RD+ Estabilizador de câmbio traseiro que reduz o balanço da corrente. Mas leve e eficaz que guias de corrente. É possível travar o braço das roldanas e minimizar o movimento “chicote” da corrente. Possui chave para ativar e desativar o sistema.

 

 

Center_LockCenter Lock Encaixe do disco de freio (rotor) ao cubo através de ranhuras aumentando a área de contato. Fixação por anel central com aperto progressivo, evitando tensão desigual no disco.

 

 

 

SPDSPD (Shimano Pedaling Dynamics) Pedais de encaixe e sapatilhas para pedalar com muito mais eficiência, usando as duas pernas ao mesmo tempo. As sapatilhas presas aos pedais fazem os ciclistas colocarem força na pedalada empurrando uma perna para baixo, e puxando a outra para cima.

 

 

OctalinkOctalink Sistema de encaixe dos braços do pedivela ao eixo central tubolar. Com maior diâmetro que o sistema de eixo quadrado, é mais resistente e menos sujeito a folgas devido aos oito entalhes de encaixe entre as peças.

 

 

MegarangeMega Range Cassete (engrenagem traseira) para ciclistas iniciantes, com as duas últimas engrenagens de 26 e 34 dentes, tornando o pedalar mais fácil em subidas ingrimes.

 

 

 

2_Piece_Crankset2-Piece Crankset Pedivelas em duas peças sem braços ocos. pedivela integrado com eixo para maior potência (forjado a frio) e baixa manutenção. Utiliza sistema de caixa central Octalink.

 

 

 

Hollowtech_2Hollowtech II União dos sistemas Hollowtech e 2 Piece Crankset com caixa de centro de 24 mm para melhor distribuição de peso e estabilidade do ciclista. Pedivela com braços ocos para alta performance.

 

 

Decorando essa lista ou não, saiba que neste momento especialistas criam novas tecnologias, nomes e símbolos para melhorar e facilitar o uso das bicicletas nas trilhas, estradas e ruas.

 

Bom pedal!

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter