Bicicleta – Museu do Biketrial

Biketrial do Eu no Japao

Taqui um fato que pouca gente sabe e uma foto que quase ninguém viu. Adivinha qual é a bike brasileira?

Como o Edu Capivara é o precursor do Biketrial no Brasil, ele mesmo, na época em que começou a praticar esse esporte nos anos 80, não sabia que a modalidade existia. Então, vindo do BMX ele começou a montar uma bike que carinhosamente apelidou de “Frankenstein”, e mal sabia ele que essa bicicleta seria tão importante para o esporte brasileiro.

Como não havia disseminação de notícias e conteúdos como é hoje em dia com a internet, naquela época o Edu Capivara foi ousado e começou ele mesmo a adaptar sua BMX para o Biketrial, trocando guidão, abaixando o selim, trocando a relação (coroa/catraca) para ficar com a pedalada mais leve e forte, característica do Biketrial, além do protetor de coroa feito a mão e outras tantas alterações que deram origem a primeira bicicleta de Biketrial da história aqui no Brasil.

Em 1985, o inventor do esporte, Pedro Pi, veio ao Brasil para uma competição de Mototrial, mas que na época também aproveitou para trazer alguns pilotos do antigo Trialsin. Claro que o Edu foi lá conferir e o Pedro Pi achou interessante aquele Brasileiro, sem conhecimento do esporte, ter construído sua própria bicicleta especial para a prática do Biketrial e que ainda por cima mandava muito bem, superando os obstáculos que eram para as motos.

A bike da foto (nas cores da nossa bandeira), uma puro sangue para Trialsin (primeiro nome deste esporte) é uma JNA construída nas mesmas medidas e geometria das Trial da época. A JNA era uma pequena fábrica de quadros especiais para Bicicross, que nasceu da capacidade e habilidade dos sócios Júnior, Nelson e Adrian, envolvidos com Bicicross, Freestyle, tubos de Cromo Molibdênio e coisas do tipo, e após passar por algumas mãos, foi parar na área do Mototrial com o Ricardo Prado, e finalmente foi parar com o Edu Capivara, que por sua vez aposentou a biciclieta e a doou para o Museu do Biketrial, que faz parte do complexo OT PI PARK no vilarejo de Itadori – Gifu no Japão, a sede do BIU – Biketrial International Union, onde o Edu Capivara é delegado internacional.

Entrada do Ot Pi Park onde está o museu do Biketrial no Japão

Entrada do Ot Pi Park, onde dentro está o museu do Biketrial no Japão que o Edu visitou em 1998 e 1999.

Nesse museu, é possível viajar no tempo e na história do Biketrial, com bicicletas incríveis de diversos países, e temos a oportunidade de apreciar o desenvolvimento tecnológico que aconteceu através dos anos e comparar por exemplo a Montesita T5 (primeira bicicleta de Trial fabricada pela espanhola Montesa, tradicional fabricante de motos) e a mais nova criação da Monty (fabrica espanhola de Biketrial fundada na década de 80) com o modelo M5 em fibra de carbono, ambas criadas pela família PI, criadores do esporte.

Se você curte bike, história e principalmente o Biketrial, visitando o Japão dê uma passadinha lá no museu pra conferir a história do “Trialsin”, o nosso Biketrial atual.

Edu Capivara visitando o Museu do Biketrial no Japão

Edu Capivara no Museu do Biketrial no Japão.

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter