Taqui um fato que pouca gente sabe e uma foto que quase ninguém viu. Adivinha qual é a bike brasileira?
Como o Edu Capivara é o precursor do Biketrial no Brasil, ele mesmo, na época em que começou a praticar esse esporte nos anos 80, não sabia que a modalidade existia. Então, vindo do BMX ele começou a montar uma bike que carinhosamente apelidou de “Frankenstein”, e mal sabia ele que essa bicicleta seria tão importante para o esporte brasileiro.
Como não havia disseminação de notícias e conteúdos como é hoje em dia com a internet, naquela época o Edu Capivara foi ousado e começou ele mesmo a adaptar sua BMX para o Biketrial, trocando guidão, abaixando o selim, trocando a relação (coroa/catraca) para ficar com a pedalada mais leve e forte, característica do Biketrial, além do protetor de coroa feito a mão e outras tantas alterações que deram origem a primeira bicicleta de Biketrial da história aqui no Brasil.
Em 1985, o inventor do esporte, Pedro Pi, veio ao Brasil para uma competição de Mototrial, mas que na época também aproveitou para trazer alguns pilotos do antigo Trialsin. Claro que o Edu foi lá conferir e o Pedro Pi achou interessante aquele Brasileiro, sem conhecimento do esporte, ter construído sua própria bicicleta especial para a prática do Biketrial e que ainda por cima mandava muito bem, superando os obstáculos que eram para as motos.
A bike da foto (nas cores da nossa bandeira), uma puro sangue para Trialsin (primeiro nome deste esporte) é uma JNA construída nas mesmas medidas e geometria das Trial da época. A JNA era uma pequena fábrica de quadros especiais para Bicicross, que nasceu da capacidade e habilidade dos sócios Júnior, Nelson e Adrian, envolvidos com Bicicross, Freestyle, tubos de Cromo Molibdênio e coisas do tipo, e após passar por algumas mãos, foi parar na área do Mototrial com o Ricardo Prado, e finalmente foi parar com o Edu Capivara, que por sua vez aposentou a biciclieta e a doou para o Museu do Biketrial, que faz parte do complexo OT PI PARK no vilarejo de Itadori – Gifu no Japão, a sede do BIU – Biketrial International Union, onde o Edu Capivara é delegado internacional.
Nesse museu, é possível viajar no tempo e na história do Biketrial, com bicicletas incríveis de diversos países, e temos a oportunidade de apreciar o desenvolvimento tecnológico que aconteceu através dos anos e comparar por exemplo a Montesita T5 (primeira bicicleta de Trial fabricada pela espanhola Montesa, tradicional fabricante de motos) e a mais nova criação da Monty (fabrica espanhola de Biketrial fundada na década de 80) com o modelo M5 em fibra de carbono, ambas criadas pela família PI, criadores do esporte.
Se você curte bike, história e principalmente o Biketrial, visitando o Japão dê uma passadinha lá no museu pra conferir a história do “Trialsin”, o nosso Biketrial atual.
0 comentários